Rio

Com estoque esgotado, prefeitura do Rio suspende aplicação de segunda dose da vacina CoronaVac

De acordo com o município, calendário divulgado segue valendo, com aplicação da Oxford-AstraZeneca; entenda
Prefeitura do Rio anunciou suspensão da aplicação de segunda dose da CoronaVac em dez dias Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo
Prefeitura do Rio anunciou suspensão da aplicação de segunda dose da CoronaVac em dez dias Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo

RIO — A prefeitura do Rio informou, no início da noite deste sábado, que precisará adiar a aplicação da segunda dose das vacinas CoronaVac por dez dias por conta da falta de entrega de novas remessas do imunizante. De acordo com o município, a cidade manteve a vacinação com a reserva técnica até agora, mas o estoque se esgotou. No entranto, no dia 3 de maio, a prefeitura divulgou um novo calendário para a aplicação da CoronaVac e manteve para a segunda-feira (3) a vacinação com a segunda dose para idosos acima de 70 anos.

Pandemia: RJ registra 213 mortes e 2,8 mil novos casos neste sábado; há fila de 141 pacientes por leitos de UTI

A reportagem procurou o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde, mas ainda não obteve um posicionamento em relação ao problema envolvendo a distribuição da vacina chinesa que, no Brasil, é fabricada pelo Instituto Butantan, em São Paulo.

Calendário previsto segue valendo

Em paralelo à escassez da CoronaVac, no fim da manhã deste sábado, o prefeito Eduardo Paes informou ter recebido "mais doses que o previsto" da vacina de Oxford-AstraZeneca, o que fez com que o cronograma fosse inclusive antecipado . A vacinação de primeira e segunda doses com esta vacina para os grupos prioritários, afirma a prefeitura, segue de acordo com o calendário divulgado.

  • Cronograma previsto para maio dos grupos prioritários (primeira dose):
  • 3 de maio: 56 anos — Mulheres entre 8h e 13h; homens entre 13h e 17h
  • 4 de maio: 55 anos — Mulheres entre 8h e 13h; homens entre 13h e 17h
  • 5 de maio: 54 anos  — Mulheres entre 8h e 13h; homens entre 13h e 17h
  • 6 de maio: 53 anos  — Mulheres entre 8h e 13h; homens entre 13h e 17h
  • 7 de maio: 52 anos — Mulheres entre 8h e 13h; homens entre 13h e 17h
  • 8 de maio (sábado): Pessoas com 52 anos ou mais

Segundo a prefeitura, os grupos prioritários são: pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores da saúde, educação, serviços de limpeza urbana, guardas municipais, motoristas e cobradores de ônibus e transporte escolar. Agentes de segurança, como policiais civis,militares, bombeiros e agentes penitenciários são vacinados em seus locais de trabalho.