Saúde Vacina

Fiocruz recebe novo lote de IFA e garante produção de vacina até junho

Com o insumo vindo da China, fundação diz poder produzir 8,9 milhões de doses de imunizante da AstraZeneca contra a Covid-19
Vacina fabricada pela Fiocruz em parceria com a farmacêutica Astrazeneca e a Universidade de Oxford Foto: Fotoarena / Agência O Globo
Vacina fabricada pela Fiocruz em parceria com a farmacêutica Astrazeneca e a Universidade de Oxford Foto: Fotoarena / Agência O Globo

RIO — A Fiocruz recebeu neste sábado uma nova remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção da vacina Covid-19 da AstraZeneca desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford.

O lote vindo da China trazia aproximadamente 364 litros de IFA, suficientes para a produção de cerca de 8,9 milhões de doses. Com o novo recebimento, estão garantidas as entregas pela Bio-Manguinhos para até o início de junho.

Em maio : Ministério da Saúde reduz em 14,5 milhões previsão de entregas de vacina conta a Covid-19

Até o momento, a Fiocruz disponibilizou ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), 20 milhões de doses da vacina contra Covid-19, sendo 4 milhões de doses importadas da Índia e 16 milhões produzidas no Brasil.

Na sexta-feira, foram entregues cerca de 5,2 milhões de vacinas, 500 mil doses a mais do que as 4,7 milhões previstas inicialmente para esta semana.

Na quinta-feira, pela primeira vez a Fiocruz atingiu a marca de 1 milhão de doses produzidas em um único dia.

Um dia no hospital : Na maior UTI de Covid do Brasil, quase metade dos internados têm menos de 60 anos

Neste sábado, o Ministério da Saúde divulgou novas previsões de entrega de vacinas. Em mais uma frustração para o calendário de vacinação , o governo federal reduziu de forma significativa a previsão de distribuição de imunizantes em maio. O número de doses esperadas caiu de 46,9 milhões para 32,4 milhões.