‘São a favor da censura quando interessa’, diz Haddad sobre debate sem Lula

PT fez live paralela a debate

8 candidatos foram à TV Band

Live do PT nas redes sociais começou no mesmo horário do debate da TV Band
Copyright Reprodução do Facebook

O candidato a vice-presidente do PT, Fernando Haddad, definiu como censura o impedimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de participar do debate da TV Band. “Só são a favor da censura quando interessa”, disse.

“A maioria da população brasileira hoje assiste o debate da Band e se pergunta onde está seu candidato. Por que Lula não está ali?”, disse Haddad. Ele afirmou que o PT não está pedindo favor e que é prerrogativa da sigla participar do debate.

Receba a newsletter do Poder360

O ex-prefeito de São Paulo participou de live nas redes sociais junto com Manuela D’Ávila, a senadora Gleisi Hoffman (PT-PR) e José Gabrielli, ex-presidente da Petrobras e coordenador de campanha de Lula. A transmissão foi paralela ao debate presidencial da Band.

Hoffmann informou que chegou a ir até a TV Band, em São Paulo, para registrar protesto pelo evento acontecer sem representante do PT.

“Não é normal não ir ao debate o candidato que está à frente nas pesquisas. Não é democracia! Não dá pra achar isso normal e é por isso o nosso protesto”, disse a senadora.

Já Manuela D’Ávila afirmou que os outros candidatos temem Lula. “A eleição é uma decisão que pode tirar o Brasil da crise. Como faz isso com o 1º colocado impedido de debater? A presença do Lula é a memória de algo muito recente e que o povo tem saudade”, afirmou.

Entre a apresentação de ideias e propostas do partido para 1 possível novo governo, eram passados vídeos com Lula. Os participantes também pediam apoio para a vaquinha on-line do petista.

Candidato do PT à Presidência, Lula, está preso em Curitiba. O TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) negou a Lula participar do debate marcado para esta 5ª. O partido havia sugerido que o petista participasse por videoconferência ou por vídeos gravados previamente.

Pela estratégia do PT e do PC do B, se a candidatura de Lula for deferida pela TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Haddad sai da chapa e Manuela entra como vice. No cenário em que o TSE barra Lula, Haddad sobe para cabeça da chapa e Manuela é homologada sua vice.

Carta de Lula

Lula enviou uma carta sobre a exclusão do debate. Para ele, a decisão viola o direito dos cidadãos para ouvir propostas de todos os candidatos e também a liberdade de imprensa.

Eis a íntegra da carta:

“A decisão de me excluir do debate entre os presidenciáveis, promovido pela Band, viola o direito do povo brasileiro e também dos outros candidatos de discutir as propostas da minha candidatura e até de me criticarem olhando na minha frente, e eu tendo o direito de responder. A candidatura que lidera as pesquisas é impedida de debater com as demais suas propostas e ideias defendidas por milhões de brasileiros.

Viola também a liberdade de imprensa, impedindo que um veículo de comunicação cumpra seu dever de informar, e proibindo o público de exercer seu direito de ser informado. O nome disso é censura. Sou candidato porque não cometi nenhum crime e tenho compromisso com este povo que, em 2010, ao final de meu mandato, concedeu-me o maior índice de aprovação de um presidente na história deste país, com 87% de avaliação positiva.

O Brasil precisa debater seu futuro de forma democrática. Ter eleições onde o povo, que já viveu dias melhores em um passado recente, possa escolher que caminho quer para o país, com a participação de todas as forças políticas da nação.

Luiz Inácio Lula da Silva”

autores