Teich critica cloroquina, mas tem depoimento morno em 6 horas de CPI

Não lembrou de fatos perguntados

Disse que saiu por falta de autonomia

O ex-ministro disse que acha errado quem prescreve cloroquina para tratar covid-19 mesmo sem a comprovação
Copyright Jefferson Rudy/Agência Senado - 5.mai.2021

O ex-ministro da Saúde Nelson Teich falou por cerca de 6 horas à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid do Senado nesta 4ª feira (5.mai.2021). Ele se disse contrário e que considera um erro o uso de cloroquina para tratar a covid-19.

Além disso, o ex-ministro evitou ser taxativo contra o governo de Jair Bolsonaro ou seu ex-secretário executivo e sucessor na pasta, Eduardo Pazuello. Por diversas vezes alegou não lembrar ou não ser capaz de opinar por não ter dados relativos a determinados assuntos questionados por senadores.

Logo em sua explanação inicial, Teich disse que saiu do cargo por não ter autonomia na gestão do Ministério e por divergências com o governo sobre o uso da cloroquina no tratamento da covid-19.

“Essa falta de autonomia ficou mais evidente em relação as divergências com o governo quanto a eficácia e extensão do uso do medicamento cloroquina para o tratamento de covid-19. Enquanto a minha convicção pessoal baseada nos estudos que naquele momento não existia eficácia para liberar, existia um entendimento diferente para o presidente [Jair Bolsonaro].”

Questionado pelo relator da comissão, Renan Calheiros (MDB-AL), Teich disse que não sabia sobre o aumento da produção de cloroquina pelo Exército e nem sobre a distribuição do medicamento para Estados e municípios.

“É um medicamento que tem efeitos colaterais de risco. Na verdade ali o problema era a gente não ter ainda dados concretos do beneficio mas essencialmente era a preocupação do uso indevido. Isso não vale só para cloroquina, mas para qualquer medicamento”, declarou.

O tema do uso da cloroquina foi abordado por diversos senadores que concordam com o chamado tratamento precoce e as respostas sempre iam na mesma linha ou o entrevistado falava que precisaria de uma pesquisa científica para responder à dúvida. O senador e médico, Otto Alencar (PSD-BA), interviu refutando os colegas sobre o tema.

“Como 90% a 95% das pessoas cursam dessa forma, não custa nada um charlatão receitar hidroxicloroquina, o doente ia ficar bom de qualquer jeito, e ele diz que foi a hidroxicloroquina que salvou o paciente”, declarou durante a reunião.

O presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), reclamou da falta de objetividade de Teich durante os questionamentos.

“‘Eu não me lembro, eu não me…’. Eu vou fazer umas perguntas daqui a pouco, e, talvez, se ele não se lembrar, não adianta! Trazer uma pessoa para depor que não lembra, que diz o seguinte: ‘Houve, saiu, mas a cloroquina…’. Houve intervenção, mas não sabe quem interveio. Então, fica difícil para a gente! E ele está sob juramento aqui”, afirmou.

Vacinação

O ex-ministro da Saúde disse à CPI da Covid que o Brasil poderia ter acesso mais facilitado a vacinas contra covid-19 caso tivesse um plano focado nisso.

“Numa estratégia onde a gente tivesse foco na vacina a gente provavelmente teria um acesso muito maior e mais precoce a vacinação.”

Ele declarou que durante o tempo que esteve à frente da pasta não havia vacina disponível para compra e que ele trouxe o teste da AstraZeneca/Oxford para o Brasil.

Para conseguir ter mais vacinas ele disse que seria preciso fechar contratos de risco como o com a AstraZeneca. Nesse caso, é quando se paga pelas doses antes de se saber da eficácia. Caso esta não seja comprovada, o dinheiro seria perdido.

“No meu período, não havia uma vacina ainda sendo comercializada – era ainda o começo do processo da vacina – e foi quando eu trouxe a vacina da AstraZeneca para o estudo ser realizado no Brasil, para o Brasil ser um dos braços desse estudo, na expectativa de que, trazendo o estudo, a gente tivesse uma facilidade na compra futura.”

Imunidade de rebanho

Questionado pelos senadores sobre a teoria aventada para o combate à pandemia no Brasil da “imunidade de rebanho”, quando uma grande quantidade de infectados geraria uma proteção comunitária contra o vírus, Teich disse considerar que esse conceito é um erro.

“O que acabou acontecendo –eu até comentei antes– é que você teve nos lugares uma sobrecarga dos sistemas, porque você teve muito mais casos que o sistema podia receber”, declarou

“Isso é mais um item que deixa claro como é importante você já estar preparado gerencialmente para enfrentar uma pandemia, entendeu? Isso é mais uma coisa que a gente vai ter que aprender. Mas essa imunidade de rebanho, através de infecções, não, isso é um erro.”

Bate-boca por espaço de fala

Senadores bateram boca na CPI da Covid no Senado depois que o presidente da comissão, Omar Aziz, deu preferência à bancada feminina para fazer perguntas antes dos titulares do colegiado. Senadores governistas questionaram a mudança e iniciaram bate-boca.

“É muito lamentável que a gente tenha todo esse debate…Por favor, senador Ciro [Nogueira], vossa excelência está assim desde o inicio dessa CPI. E nem eu aguentando grito de homem. Vossa excelência pensa o que, senador? Que vossa excelência vai controlar a gente? Do jeito que vossa excelência não admite meu grito eu também não admito seu grito, pelo amor de Deus”, disse Eliziane Gama (Cidadania-MA).

Assista ao momento (12min32s):

Não há senadoras entre os titulares ou suplentes da comissão, os senadores Marcos Rogério (DEM-RO) e Ciro Nogueira (PP-PI) reclamaram da mudança de ordem nas perguntas. De acordo com o regimento, perguntam o relator, o vice-presidente e depois os titulares seguidos dos suplentes.

“Não tem um partido político nessa Casa que tenha mais representantes mulheres. Agora, se foi um erro das lideranças não indicarem as mulheres, a culpa não é nossa. Eu vou aceitar hoje em respeito à senadora, mas isso não está em regimento, não foi acordado pela comissão e a gente sempre fica com o papel de ser o vilão dessa comissão”, declarou Ciro Nogueira.

O questionamento foi respondido de que haveria um acordo e logo depois a palavra foi concedida à Eliziane Gama, que disse: “Só não entendo por que tanto medo das vozes femininas aqui, Ciro”.

Nogueira rebateu: “As pessoas ficam querendo dar uma outra versão, como se estivéssemos perseguindo as mulheres. quem esta perseguindo as  mulheres foi seu partido que não lhe indicou, senadora”.

No auge da discussão, com gritaria generalizada, a transmissão da reunião foi interrompida pela TV Senado na televisão e no canal da Casa no YouTube. Aziz chamou Marcos Rogério e Ciro Nogueira para o lado de fora da comissão e repreendeu a atitude dos colegas.

Homenagem a Paulo Gustavo

A CPI fez um minuto de silêncio em homenagem ao ator e humorista Paulo Gustavo. Ele morreu na noite de 3ª feira (4.mai) por complicações da covid-19.

“Paulo Gustavo fez o brasil rir com leveza, sem preconceitos, a personagem inspirada em sua mãe conquistou nossas famílias. Nós o perdemos, a dor e a solidariedade nos une por ele e pelas mais de 400 mil vítimas da covid”, disse o relator da CPI da Covid, o senador Renan Calheiros.

autores