Saúde Coronavírus

Em SP, ritmo da queda de mortes por Covid diminui e casos voltam a subir

Estado reverteu tendência de baixa nas infecções, com crescimento de 2,5% na última semana
Profissional de saúde do Hospital São Paulo faz procedimento em paciente com Covid-19 intubado na UTI Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo / 01-04-2021
Profissional de saúde do Hospital São Paulo faz procedimento em paciente com Covid-19 intubado na UTI Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo / 01-04-2021

SÃO PAULO — Os casos de Covid-19 voltaram a crescer no estado de São Paulo, segundo informação divulgada pelo governo paulista nesta terça-feira. As mortes e as internações seguem em leve queda no estado.

São Paulo reverteu a tendência de queda observada nas últimas semanas, quando medidas mais restritivas de distanciamento social foram adotadas. Em abril, o estado chegou a registrar média superior a 16 mil novos casos diários. Os casos então passaram a cair semana a semana, coincidindo com o período de implementação de novas medidas de distanciamento, através da adoção das fases emergencial e de transição do Plano São Paulo, que determina como podem ocorrer as atividades econômicas durante a pandemia, de acordo com a gravidade da situação no estado.

Agora, os casos voltam a subir. Os novos registros passaram da média diária de 12.573 há duas semanas para 12.887 na última.

— Nós tivemos um incremento discreto, em 2,5%, no número de casos. As internações diminuíram a velocidade. Já vinham em quedas crescentes e passaram a desacelerar com uma queda de 0,2%. O número de óbitos também desacelerou, com uma queda de 1,3% — disse Jean Gorinchteyn, secretário de saúde do estado.

O secretário afirmou também que medidas podem ser adotadas para ajustar o Plano às mudanças nos números.

— Nós estamos atentos a esses números. O objetivo de se estabelecer uma fase de flexibilização estendida é a oportunidade de se avaliar esses índices e se atualizar as medidas que ainda podem ser cabíveis para o Plano São Paulo — disse Gorinchteyn.

Nesta sexta-feira, o governo de São Paulo apresentará a próxima fase do Plano São Paulo. As regras novas, que ainda não foram divulgadas pela gestão Doria, passarão a valer na segunda-feira.

O governador João Doria (PSDB), apesar do aumento nos casos, adiantou que a tendência é de afrouxamento das regras a partir desse anúncio.

— Devo dizer que, baseado nas informações do Centro de Contingência [da Covid-19 em São Paulo], estamos otimistas em relação à evolução d o processo, a evolução positiva do Plano São Paulo, migrando talvez para uma fase menos restritiva, mas isso só teremos a confirmação, de fato, na sexta-feira, com os dados que serão avaliados amanhã no final da tarde pelo Centro de Contingência — disse Doria.

Vacinação de gestantes e pessoas com comorbidades

O governo paulista anunciou também nesta tarde as datas para vacinação contra a Covid de novos grupos prioritários. As gestantes e as puérperas com comorbidades acima de 18 anos poderão ser imunizadas a partir de 11 de maio. Na mesma data, também começa a campanha no estado para pessoas com deficiência permanente que têm entre 55 e 59 anos.

No dia seguinte, 12 de maio, o processo será iniciado para pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos. No total desses três novos grupos abertos, foram incluídas mais de 1 milhão de pessoas, destacou Doria.

Antes, o governo de São Paulo já havia convocado adultos com síndrome de Down, pacientes em tratamento de hemodiálise e transplantados que utilizam remédios imunossupressores. A vacinação para esses começa no dia 10, segunda-feira.

Nos postos de vacinação será necessário apresentar algum comprovante da condição de risco. Isso poderá ser feito por meio de exames, receitas, relatório, prescrição médica ou cadastro prévio realizado em unidades de saúde, segundo informou o governo.

Para as grávidas será pedido ainda um documento que mostre o acompanhamento da gestação. Já as puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias) devem levar a certidão de nascimento da criança. Para as pessoas com deficiência permanente, por sua vez, será solicitado o comprovante do recebimento do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).