Por Luciana Rossetto e Matheus Castro, G1 AM


Madeira apreendida pela Polícia Federal em Cachoeira do Aruã, região do Rio Arapiuns, em Santarém-PA — Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Justiça Federal do Amazonas determinou a restituição de toneladas de madeira que tinham sido apreendidas pela Polícia Federal na divisa do Amazonas com o Pará, em dezembro. O total apreendido passa de 200 mil metros cúbicos. A decisão desta terça-feira (4) é da juíza federal Mara Elisa Andrade.

No texto da decisão, a juíza afirma que as investigações "estão em fase incipiente". Ainda na sentença, Andrade afirma que "atos persecutórios ostensivos e restritivos de direitos e liberdades" teriam sido praticados, uma vez que não há certeza sobre a prática de crimes e sua autoria.

PF faz a maior apreensão de madeira irregular do país

PF faz a maior apreensão de madeira irregular do país

Ela também explicou que a apreensão por prazo indeterminado da madeira, embarcações e maquinários usados pelos impetrantes, sem motivação legal acerca da necessidade da apreensão, é medida "desarrazoada" e sem respaldo legal.

O mandado de segurança foi impetrado pela Associação Comunitária da Gleba Cumurucuri contra o ato do ex-superintendente da Polícia Federal do Amazonas, Alexandre Saraiva. Na peça, a entidade diz que desenvolve manejo florestal sustentável na área de reserva legal e tem licenciamento ambiental junto a Secretaria de meio Ambiente do Pará (Semas-PA).

Na ação, a associação também defende que a apreensão da madeira e dos equipamentos usados na extração não ocorreu em flagrante, o que não justifica a apreensão do material por parte da PF.

A decisão foi comemorada pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que postou a decisão da juíza em uma rede social. "Sempre fomos e continuamos sendo defensores da celeridade, devido processo legal e ampla defesa. Se estiverem errados que sejam punidos", escreveu Salles.

Entenda o caso

Em dezembro, a Polícia Federal fez apreensões recordes de madeira na divisa do Amazonas com o Pará. No total, a quantidade de madeira apreendida pela PF em operações contra desmatamento na região passou de 200 mil metros cúbicos, o que representa cerca de 65 mil árvores derrubadas.

Uma das ações com mais destaque foi a de 21 de dezembro, quando houve a apreensão de 43 mil toras de madeira ao longo dos rios Mamuru e Arapiuns. De acordo com a PF, essa foi a maior apreensão de toda a história do Brasil, produto de desmatamento ilegal.

Em março, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, visitou a região e se reuniu com madeireiros para tratar do tema. Ele defendia a devolução do material para os madeireiros. Segundo o ministro, o desmatamento teria sido feito dentro da lei.

Em abril, o então superintendente do Ibama Alexandre Saraiva criticou a atitude do ministro. Ele chegou a enviar ao Supremo Tribunal Federal uma notícia-crime contra o ministro.

No documento, o delegado apontou a possibilidade de ocorrência dos crimes de advocacia administrativa, organização criminosa e o crime de "obstar ou dificultar a ação fiscalizadora do Poder Público no trato de questões ambientais."

No dia 20 de abril, o governo federal trocou a Superintendência da Polícia Federal no Amazonas. O delegado Leandro Almada da Costa assumiu o cargo no lugar de Alexandre Saraiva.

Em entrevista à GloboNews após ter apresentado notícia-crime, Saraiva disse que o ministro defende "infratores ambientais" (veja no vídeo abaixo).

'Não é todo dia que um ministro se arvora a promover defesa de infratores ambientais', diz superintendente da PF

'Não é todo dia que um ministro se arvora a promover defesa de infratores ambientais', diz superintendente da PF

Veja os vídeos mais assistidos do G1 Amazonas

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!