Cultura Jair Bolsonaro

Bolsonaro é criticado após postagem sobre Paulo Gustavo: ‘hipócrita’

Famosos e políticos lembraram nas redes notícias de que o presidente menosprezou o vírus e demorou para firmar acordos para a compra da vacina
Postagem do presidente Jair Bolsonaro em homenagem a Paulo Gustavo Foto: Reprodução
Postagem do presidente Jair Bolsonaro em homenagem a Paulo Gustavo Foto: Reprodução

Rio — O presidente Jair Bolsonaro foi alvo de duras críticas após fazer uma homenagem ao ator e humorista Paulo Gustavo , morto na noite de terça-feira por complicações da Covid-19. Pelo Twitter, Bolsonaro desejou suas condolências à família do artista e de demais vítimas da pandemia do novo coronavírus. No entanto, logo após a publicação, usuários das redes sociais lembraram momentos em que o presidente menosprezou o vírus e a demora para firmar acordos para a compra da vacina.

Patrícia Kogut : Paulo Gustavo era o 'parente' querido dos brasileiros

"Meus votos de pesar pelo passamento do ator e diretor Paulo Gustavo, que com seu talento e carisma conquistou o carinho de todo Brasil. Que Deus o receba com alegria e conforte o coração de seus familiares e amigos, bem como de todos aqueles vitimados nessa luta contra a Covid", escreveu o presidente.

Bolsonaro foi chamado de “hipócrita”, “verme”, “canalha”, “maldito” e “desgraçado” por usuários famosos, anônimos e políticos da oposição. Esses termos chegaram a ficar nos Trending Topics brasileiros.

Nos palcos e no cinema: Família de Paulo Gustavo foi inspiração para ator construir sua obra

Sem citar nomes, o escritor Paulo Coelho fez uma lista de declarações falsas feitas pelo presidente e por seus apoiadores a respeito da pandemia. O imortal da Academia Brasileira de Letras escreveu que quem dizia isso são os “assassinos de Paulo Gustavo”.

O influenciador digital e youtuber Felipe Neto também se manifestou nas redes, criticando Bolsonaro por ter recusado 11 vezes a oferta da compra de vacinas:

“De março pra abril houve uma redução de 71% de enfermeiros mortos por Covid no Brasil. Motivo? Vacina. Jair Bolsonaro recusou ONZE ofertas de compras de vacinas. Milhões e milhões de doses. O lugar desse maldito é na CADEIA!”, escreveu no Twitter.

Rua Paulo Gustavo: prefeito de Niterói propõe homenagem ao ator

Em outra publicação, o influenciador digital foi ainda mais duro e, sem citar diretamente o presidente, o chamou de “genocida” e “assassino”.

Um dos comentários feitos nas redes é que Paulo Gustavo, com 42 anos, poderia ter sido vacinado caso a campanha de imunização tivesse sido implementada de forma mais célere. Uma comparação feita foi que nos Estados Unidos pessoas com a idade do humorista já foram imunizadas.

A atriz Kéfera também usou o termo “genocida” para atacar o presidente e o marcou nas redes sociais. “A pior desgraça que poderia ter acontecido no nosso país foi você”, enfatizou.

Já o cantor Tico Santa Cruz compartilhou a publicação de Bolsonaro, chamando-o de canalha e afirmando que a morte de Paulo Gustavo poderia ter sido evitada não fosse a “incompetência” e “negacionismo” do presidente.

O deputado federal Marcelo Freixo (Psol-RJ), líder da minoria na Câmara, respondeu a publicação do presidente. “Você vai pagar pelos seus crimes, seu monstro. Cínico”, escreveu.

O também humorista Paulo Vieira lembrou as recusas anteriores das ofertas de vacina pelo governo federal e destacou: "Que a #CPIdaCovid arranque as respostas que esse governo nunca nos deu".

O estilista Ronaldo Fraga postou uma imagem com a foto do ator e humorista com os dizeres: "mais um brasileiro assasinado pelo governo Bolsonaro". No texto do post, o estilista complementou: "Já existia a vacina.Não esqueçamos jamais".