RIO — Uma medição em tempo real no Twitter durante o debate da Band, realizado na noite de quinta-feira, mostra que 10% de todas as publicações que citaram os presidenciáveis foram feitas por robôs ou perfis falsos . Os dados foram compilados pela AP/Exata, empresa especializada em análise de big data. No total, foram analisadas quase 148 mil postagens.
ANÁLISE : Veja como foi o desempenho de cada candidato no 1º debate na TV
De acordo com o levantamento, o uso dos perfis automatizados — estratégia já conhecida na manipulação do debate político nas redes sociais — teve como principal vítima Marina Silva (Rede). Dos 12.762 tuítes sobre a ex-senadora, 16,84% foram publicados por esse tipo de conta. Segundo Sergio Denicoli, diretor da AP/Exata e pós-doutor em comunicação digital, no caso de Marina a ação dos bots foi provavelmente um ataque.
VÍDEO: Fake news e robôs colocam em risco as eleições no Brasil?
— Em relação aos perfis falsos e robôs, ela foi proporcionalmente a mais visada. Começaram a postar memes depreciativos, numa tentativa de desconstruir a candidata. Em sondagens anteriores já tínhamos visto que a atuação de robôs a favor de Marina é quase zero — explica.
O candidato mais citado na rede social foi Jair Bolsonaro (PSL). Sozinho, o capitão da reserva, que lidera as pesquisas nos cenários sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), protagonizou 40.736 tuítes, 27,5% das publicações sobre o debate. Cerca de 11,5% das menções foram feitas por perfis suspeitos, aponta o levantamento. Denicoli explica que tanto Bolsonaro quanto Lula contam com extensas redes de robôs atuando a seu favor nas redes sociais.
LEIA: Entenda o que são Ursal e Foro São Paulo, expressões citadas por Daciolo
— A ação desses robôs afeta imensamente a disputa, até porque isso não começou agora. Fizemos uma análise um ano antes da eleição e já naquela época constatamos uma presença muito forte desses perfis. E majoritariamente para Bolsonaro — relata.
A fala enérgica, as insinuações mirabolantes, termos despojados e as múltiplas menções a Deus serviram para o candidato Cabo Daciolo (Patriotas) se transformar em um dos protagonistas do primeiro debate presidencial dessa eleição. Segundo os dados do Google Trends, o deputado fluminense foi o participante que mais cresceu nas buscas na internet. Guilherme Boulos (PSOL) foi outro nome que capitalizou bastante com sua participação no debate, já Marina (Rede) e Alckmin (PSDB) ficaram na lanterna no índice de pesquisa. ( colaborou Lucas Altino )
Atualização às 12h40: A reportagem informava inicialmente que os robôs representavam 20% dos tuítes, mas foram 10%. O título foi corrigido.