Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    À CPI, executivo diz que Pfizer fez 3 ofertas de vacina ao Brasil em 2020

    Carlos Murillo, presidente da Pfizer na América Latina, detalha cronograma de negociações entre farmacêutica e o governo federal

    Murillo Ferrari, da CNN, em São Paulo, e Bia Gurgel, da CNN, em Brasília

     O presidente da Pfizer na América Latina, Carlos Murillo, afirmou nesta quinta-feira (13) que a farmacêutica norte-americana fez três ofertas de venda de sua vacina contra Covid-19 ao governo brasileiro em agosto de 2020. À época, Murillo era presidente da empresa no Brasil. 

    Em depoimento à CPI da Pandemia, ele apresentou um cronograma detalhado das tratativas entre a Pfizer e o governo federal. 

    De acordo com o executivo, após “reuniões iniciais exploratórias” nos meses de maio e junho, em que foi compartilhados o status de desenvolvimento do imunizante, foi apresentado em 16 de julho uma “expressão de interesse” que resumia as condições de compra do imunizante – iguais, segundo ele, para todos os países procurados pela empresa.

    “Como consequência, tivemos outras reuniões no mês de agosto, em que aprofundamos alguns detalhes. Em 6 de agosto, ministério manifestou possível interesse em nossa vacina e fornecemos em 14 de agosto nossa primeira oferta, uma oferta vinculante”, disse Murillo.

    Ele explicou que a oferta, na verdade, consistia em duas partes; uma com 30 milhões de doses e outra com 70 milhões “e tinha o possível cronograma de entrega durante o final de 2020 e 2021”.

    Carlos Murillo, gerente-geral da Pfizer na América Latina, fala à CPI
    Carlos Murillo, presidente da Pfizer na América Latina, fala à CPI da Pandemia
    Foto: Reprodução/CNN Brasil (13.mai.2021)

    “Em 18 de agosto, voltamos a fazer a oferta por 30 e 70 milhões de doses, mas nessa tínhamos conseguido um quantitativo adicional para o Brasil para o final de 2020”, afirmou. 

    Murillo afirmou que dias depois, em 26 de agosto, foi feita uma terceira oferta, também em contratos de 30 e 70 milhões de doses. “Nesta terceira, tínhamos conseguido um pouco mais de quantidade para o primeiro trimestre de 2021.”

    Cronograma da Pfizer
    Cronograma da Pfizer apresentado à CPI da Pandemia
    Foto: CNN Brasil