top of page
Hina Maeda fot Leszek Zadoń.jpg
pablo-rossi-Renata_Larroyd.jpg

©Renata Larroyd

©L. Zadoń

HINA MAEDA
violino

Nascida no Japão em 2002, a violinista HINA MAEDA estudou no College of Music de Tokio. Obteve o 1º Prêmio no Concurso Internacional de Violino Henryk Wieniawski (2022), 1º Prêmio e Prêmio do Público no Concurso de Música de Tóquio (2020), 2º Prêmio e Prêmio do Público no Concurso de Música do Japão (2019), bem como 1º Prêmio, Prêmio Virtuoso e Prêmio Patrocínio no Concurso de Violino Kloster Schöntal em sua faixa etária (2015).
Já se apresentou com as Filarmônicas de Kansai e de Osaka. Como parte da turnê oficial dos Laureados do 16º Concurso Internacional de Violino Henryk Wieniawski, coordenado pela agência musical SONORA, está realizando turnê de mais de 60 concertos em todo o mundo. Em 2022, já se apresentou com as principais orquestras da Polônia: a Sinfônica da Rádio Nacional em Katowice, as Filarmônicas de Cracóvia, de Poznan, de Wroclaw, de Szczecin, de Zielona Góra, a Orquestra de Câmara Amadeus da Rádio Polonesa e a Filarmônica da Pomerânia em Bydgoszcz.
Em 2023, Hina Maeda continua se apresentando como solista de orquestras como: Orchestre Colonne na Salle Gaveau em Paris, a Sinfônica Evergreen no National Concert Hall em Taipei, a Philharmonie Korea no Centro de Artes de Seul, Orquestra da Ópera Nacional de Lorraine, a Südwestdeutsche Philharmonie Konstanz, a Sinfônica da RTV Eslovênia, a Filarmônica de Teplice, a Sinfônica de Liepāja e a Pärnu City Orchestra. Este ano inclui ainda concertos com as orquestras nacionais da Lituânia, Bulgária, Croácia, Montenegro, Egito, Colômbia, Brasil e Panamá e recitais em locais e festivais como a Academia Franz Liszt em Budapeste, Muziekgebouw Eindhoven, Festival de Páscoa Ludwig van Beethoven em Varsóvia, Festival Internacional de Piano Chopin de Duszniki, Festival de Música em Łańcut e turnês pela Itália, Bálcãs, países bálticos, América do Sul e Ásia.
Hina Maeda toca um violino Stradivarius 1715, “Joachim”, gentilmente cedido pela Nippon Music Foundation.

PABLO ROSSI
piano

PABLO ROSSI foi o vencedor do 1o Concurso Nacional Nelson Freire para Novos Talentos em 2003 e em 2022 foi indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Clássica. Conquistou seu primeiro prêmio aos sete anos de idade e, desde então, venceu mais de dez prêmios nacionais e internacionais. Rossi atuou como solista à frente da Orquestra de Câmara do Kremlin, Orquestra de Câmara de Auvergne, Sinfônica de Kirov, OSESP, OSB, Filarmônica da Ucrânia, dentre outras. Como membro da fundação inglesa The Keyboard Trust, apresentou nos últimos anos mais de 100 recitais em importantes salas de concertos, como Carnegie Hall (Nova York), Parco della Musica (Roma), Laeiszhalle (Hamburgo), Cravis Center (Palm Beach) e NCPA (Pequim). Sua discografia inclui três CDs, o primeiro gravado com apenas 11 anos de idade. Data de 2008 o segundo, Pablo Rossi – Live at Steinway Hall e recentemente lançou a Integral das Sonatas para Violino e Piano de Villa-Lobos para o selo internacional Naxos, álbum que foi internacionalmente reconhecido pela crítica especializada, tendo sido escolhido pelo reconhecido periódico inglês “BBC Music Magazine” como a melhor gravação de música de câmara.
No Brasil teve orientação da professora russa Olga Kiun. Posteriormente, concluiu seu bacharelado e mestrado “com distinção” no Conservatório Tchaikovsky de Moscou, na classe da pianista Elisso Virsaladze. Em 2021 recebeu seu segundo mestrado pela Mannes School of Music em Nova York, tendo sido também agraciado com o Steinway Prize, por reconhecimento de sua atuação como solista e camerista.

DOMINGO | 14 DE MAIO | 11H30

PROGRAMA  
 

W. A. MOZART (1756-1791)

Sonata para violino e piano n. 21, em mi menor, K. 304 (1778)

Allegro

Tempo di menuetto

 

H. WIENIAWSKI (1835-1880)

Fantasia brilhante sobre temas da ópera Fausto de Gounod, Op. 20 (1865)

J. MASSENET (1842-1912)

Meditação da ópera Thaïs (1894/1898)

R. STRAUSS (1864-1949)

Sonata para violino e piano, em mi b maior, Op. 18 (1887)
Allegro, ma non troppo
Improvisation: Andante cantabile
Finale: Andante - Allegro

 

selo Presencial (1).png
bottom of page