Saúde Vacina

Doses contra a Covid-19 levam 26 dias do envio à aplicação e estoque chega a 40 milhões

Com média móvel de 1.700 óbitos diários, um atraso de duas semanas na distribuição da vacina até a ponta do sistema já implica em pessoas mortas que poderiam ter sido salvas
Velocidade da vacinação contra Covid-19 no país desacelerando no último mês Foto: Apu Gomes / AFP
Velocidade da vacinação contra Covid-19 no país desacelerando no último mês Foto: Apu Gomes / AFP

SÃO PAULO - A velocidade da vacinação contra Covid-19 no país desacelerou no último mês, e estados e municípios estão deixando crescer o estoque repassado pelo Ministério da Saúde. Apesar de, em média, os lotes recebidos terem sido aplicados em 14 dias, o trajeto da vacina do centro logístico até a injeção aplicada no braço dos brasileiros está levando agora 26 dias.

O aumento da disparidade entre doses enviadas e aplicadas é preocupante porque, com a média móvel de mortes diárias por Covid-19 ainda no patamar de 1.700 óbitos, um atraso de duas semanas na distribuição da vacina até a ponta do sistema já implica em pessoas mortas que poderiam ter sido salvas.

Desde o fim de fevereiro, quando a campanha deixou de depender de vacina pronta importada, o país vinha operando com um estoque livre de cerca de 25% das vacinas distribuídas. Agora, esse número se ampliou um pouco, para 30%. Isso corresponde atualmente a quase 40 milhões de doses, número que está se ampliando. Segundo as secretarias estaduais de Saúde, a reserva é menor, cerca de 24 milhões, mas também cresce.

Leia a matéria completa aqui