Mundo Política Externa

'Perdemos o Peru', diz Bolsonaro sobre provável vitória de Pedro Castillo

Presidente afirmou que só 'milagre' impede eleição de candidato de esquerda e também criticou Constituinte do Chile
O presidente Jair Bolsonaro participa de culto em Anápolis Foto: Alan Santos/Presidência
O presidente Jair Bolsonaro participa de culto em Anápolis Foto: Alan Santos/Presidência

BRASÍLIA — O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira que "perdemos" o Peru, em referência à provável vitória do candidato de esquerda Pedro Castillo, que lidera a apuração dos votos da eleição presidencial. Bolsonaro disse que só um "milagre" impede a vitória de Castillo e ressaltou que ele é vinculado ao Foro de São Paulo, organização que reúne partidos de esquerda da América Latina.

Análise : Em clima de pânico, elite peruana resiste

No mesmo discurso, Bolsonaro criticou a eleição para a Assembleia Constituinte no Chile , que terá uma maioria de independentes e esquerdistas, e voltou a atacar os governos da Argentina e da Venezuela.

— Perdemos agora o Peru. Voltou, ao que tudo indica, falta 1% de apuração lá, só um milagre para reverter, vai reassumir um cara do Foro de São Paulo. Olha a nova Constituinte do Chile — discursou Bolsonaro, durante culto em Anápolis (GO).

O Peru Livre não aparece no site do Foro de São Paulo na lista dos partidos membros. Entretanto, a própria legenda divulgou em 2020 que havia entrado na organização.

Em seu discurso, Bolsonaro também repetiu críticas que costuma fazer aos governos da Venezuela e da Argentina, ambos de esquerda:

— Olha para onde foi a nossa Venezuela quando se começou a acreditar nas coisas fáceis. Um país riquíssimo como a Venezuela, em petróleo e ouro. Olha para onde eles foram, tendo em vista a ideologia que seguiram. Olhem para onde está indo a nossa Argentina, só um milagre para salvar a Argentina.

Castillo se declarou vencedor das eleições do último domingo, citando contagens extraoficiais feitas por seus próprios auditores. Em discurso na noite de terça-feira do balcão da sede do seu partido, em Lima, o professor e sindicalista afirmou aos seus seguidores que a vitória está assegurada.

Com 98,3% das atas contabilizadas, Castillo mantém-se à frente de Keiko Fujimori, filha do ex-ditador Alberto Fujimori (1990-2000), mas a margem ainda é muito pequena para que as autoridades sacramentem um vencedor, o que pode levar dias para acontecer. O Júri Nacional de Eleições só deve proclamar o resultado depois da contagem de todos os votos e da verificação das chamadas "atas contestadas".