Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Novo vazamento de 8,4 bilhões de senhas pode ser o maior da história

    Número supera em quase duas vezes o total de usuários de internet estimados hoje no mundo, de 4,7 bilhões de pessoas

    Foto: d3sign / Getty Images

    Juliana Elias,

    do CNN Brasil Business, em São Paulo

    Cerca de 8,4 bilhões de senhas foram expostas em um vazamento recente na internet, no que deve configurar o maior vazamento de senhas da história, de acordo com o portal especializado em segurança cibernética  Cybernews. 

    As chaves estão todas listadas em um arquivo de texto de 100 gigabytes que foi publicado por um usuário em um fórum online, com o nome de ‘RockYou2021’ –uma possível menção ao megavazamento de 2009 que extraiu 32 milhões de senhas da rede social RockYou.

    De acordo com o usuário autor da postagem, todas as senhas têm de seis a 20 caracteres, estão sem espaços e não usam caracteres ASCII. Ele afirmava que o arquivo continha mais de 82 bilhões de senhas, mas checagem feita pelos sistemas do Cybernews chegou ao número bem menor de exatas 8.459.060.239 combinações diferentes.

    Ainda assim, o total é alto: supera em quase duas vezes o total de usuários de internet estimados  hoje no mundo, de 4,7 bilhões de pessoas. 

    Na página do Cybernews, há ferramentas que possibilitam checar se suas credenciais estão inclusas em algum dos grandes arquivos de senhas já vazados, em buscas que podem ser feitas tanto pelo e-mail e número de celular quanto pela senha utilizada

    A recomendação é trocar as senhas cadastradas em portais e aplicativos, em especial as repetidas – quanto mais complexa, melhor -, além de usar mecanismos que exigem a autenticação em duas etapas na hora do login.