Por Henrique Coelho, G1 Rio


Corpo de grávida morta durante tiroteio no Lins é enterrado no Centro do Rio

Corpo de grávida morta durante tiroteio no Lins é enterrado no Centro do Rio

O corpo de Kathlen Romeu, de 24 anos, grávida de quatro meses que foi morta em um tiroteio no Complexo do Lins, Zona Norte do Rio, foi enterrado na tarde desta quarta-feira (9) no Cemitério do Catumbi, no Centro do Rio.

Durante o velório, a avó paterna de Kathlen, Ângela Romeu, passou mal e precisou ser amparada. A jovem testava com a avó materna, Sayonara Fátima, quando foi baleada.

LEIA TAMBÉM:

Mãe e pai observam a foto de Kathlen no enterro. “Muito linda a minha filha”, disse a mãe ao sair do cemitério — Foto: Henrique Coelho/G1

Ao sair do cemitério, a mãe e o pai de Kathlen receberam uma foto da jovem. “Muito linda a minha filha”, disse a mãe, Jaqueline de Oliveira Lopes.

“A gente quer Justiça. O nosso povo, o povo pobre; está cansado de dizer. Só mudou o personagem. Eu cansei de ver isso. As frases são todas tabuladas, e a violência continua, cada vez pior”, disse o pai, Luciano Gonçalves .

“Olha o que levaram de mim”, disse o pai de Kathlen, apontando para a foto da filha.

Tiro de fuzil no peito

Kathlen era filha única. O laudo do IML confirmou que ela e o bebê morreram por causa de um tiro de fuzil no peito.

A mãe da designer de interiores confirmou que a família tinha deixado a comunidade e evitava ir para lá, por conta dos relatos de confrontos na região.

O Presidente da Associação de Moradores do Barro Vermelho, onde Kathlen foi baleada, Luís Paulo Figueiredo disse no velório que os tiroteios foram quase diários na região por um mês.

“Estamos vivendo em uma guerra. Ontem não houve confronto. Na verdade, é que dia sim dia não eles estão lá”, afirmou.

Avó de Kathlen passa mal durante o velório e precisa ser amparada — Foto: Henrique Coelho

A mãe da jovem, que era vendedora e designer de interiores, acredita que o disparo que matou a filha foi feito por um policial militar.

"Se a minha filha fosse morta por bandido eu não falara nada com vocês porque eu sei que eu moro em um lugar que eu não poderia falar. Então ficaria na minha. Mas não foi. Foi a polícia que matou a minha filha. Foi a PM que tirou a minha vida, o meu sonho", afirmou Jaqueline de Oliveira Lopes, no IML.

"Parem de matar a gente! Essa bagunça está no Lins há muito tempo. Eu me mudei do morro no dia 24 de abril, se não me engano. Estou todo este tempo sem ver a minha mãe direito, vi só duas vezes. E a ela falando: 'Não vem aqui, pois todo mundo está relatando tiroteio a esmo'", afirmou a mãe de Kathlen.

Kathlen Romeu morreu vítima de bala perdida na região da Grajaú-Jacarepaguá — Foto: Reprodução redes sociais

Investigação

O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios da Polícia Civil. Foram apreendidos 12 fuzis e nove pistolas da PM usadas no confronto. Parte dos PMs já prestou depoimento.

Em entrevista ao Bom Dia Rio desta quarta-feira (9), o porta-voz da Polícia Militar do RJ, major Ivan Blaz, afirmou que policiais “lutaram até o fim pela vida da Kathlen” e negou que a corporação estivesse em uma operação. Segundo ele, os agentes foram atacados.

“Eles levaram a jovem para o hospital, tentando estancar o sangramento. O ferimento foi no braço e transfixou o tórax”, afirmou Blaz.

A família contesta a versão dos PMs de que estava ocorrendo um confronto entre policiais e criminosos na hora do crime.

Avó de grávida morta atingida por bala perdida no Rio: 'Perdi minha neta e meu bisneto'

Avó de grávida morta atingida por bala perdida no Rio: 'Perdi minha neta e meu bisneto'

"Avisa ao major Blaz que esta historinha que é contada há anos na televisão que foi troca de tiros, que a polícia foi recebida a tiros. Quem foi recebida a tiros foi a minha filha. Eu fui informada por todos de que não foi troca de tiros. A polícia estava dentro de uma casa, viu os bandidos e atirou. Se a polícia estava dentro de uma casa, porque não olhou quem estava passando? Se eles estavam de tocaia, eles têm que ter cuidado. Na favela não mora só bandido", afirmou Jaqueline.

VÍDEO: Quem era Kathlen Romeu, a grávida morta por bala perdida no Rio

VÍDEO: Quem era Kathlen Romeu, a grávida morta por bala perdida no Rio

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!