Fondue de queijo brasileiro

Fondue de queijo brasileiro

Uma fondue romântica, tradicionalíssima, tem que ser caseira, com 99,9% de queijo. Nesta versão brasileira do clássico suíço, o emmenthal dá lugar para o queijo minas padrão e em vez do gole de kirsch, vai a danada da cachaça.

Compartilhe
Ingredientes
  • 2½ xícaras (chá) de queijo minas padrão ralado grosso (cerca de 200 g)
  • 2½ xícaras (chá) de queijo gruyère ralado grosso (cerca de 200 g)
  • ½ xícara (chá) de vinho branco
  • 1 dente de alho
  • 2 colheres (sopa) de cachaça
  • ½ colher (sopa) de amido de milho
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • pão italiano para servir
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Corte os pães em cubos médios de maneira que cada pedaço tenha miolo e casca - assim fica mais gostoso e mais fácil para espetar no garfo. Reserve.
  1. Descasque, corte ao meio e esfregue as metades de alho no interior (fundo e laterais) de uma panela pequena (se preferir, utilize uma panela própria para fondue).
  2. Numa tigela, misture os queijos ralados. Em outra tigela, coloque a cachaça, o amido de milho e misture bem com uma colher para dissolver. Reserve.
  3. Coloque o vinho branco na panela e leve ao fogo baixo para aquecer - coloque na menor boca do fogão. Assim que subirem as primeiras bolhas, junte aos poucos o queijo ralado, mexendo bem com um batedor de arame para derreter e formar um creme liso. A temperatura, bem baixinha, e a adição do queijo aos poucos, misturando bem, são fundamentais para a gordura do queijo não separar e a textura da fondue ficar cremosa. Tempere com noz-moscada a gosto.
  4. Mantenha a panela em fogo baixo e acrescente a mistura de cachaça com amido de milho. Mexa bem por cerca de 1 minuto - o amido de milho ajuda a manter a fondue mais cremosa e a evitar que a gordura dos queijos se separem. Desligue o fogo e leve a panela para a mesa (ou rechaud). Sirva imediatamente com os cubos de pão ou legumes grelhados.
Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Pá-Pum
Serve
Até 2 porções