Tecnologia

Por G1


Ícone do aplicativo TikTok. — Foto: AP Photo/Kiichiro Sato

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou nesta quarta-feira (9) uma ordem executiva que reverte a decisão do antecessor Donald Trump de banir os aplicativos chineses TikTok e WeChat do país.

O Departamento de Comércio ainda investigará como os aplicativos lidam com os dados dos usuários para identificar se há risco relacionado com a segurança nacional, como acusava Trump.

A nova ordem substitui uma série de decisões de Trump que foram tomadas em 2020 e que ameaçavam bloquear aplicativos chineses – as restrições ao TikTok e ao WeChat só não foram impostas por causa de decisões judiciais a favor dos aplicativos.

O ex-presidente americano alegava que o TikTok compartilha informações dos usuários com Pequim, algo que a ByteDance, dona do app, nega.

Como condição para permanecer operando nos EUA, Trump ordenou a venda do aplicativo para uma empresa americana. A Oracle e o Walmart negociavam uma parceria, mas as conversas foram paralisadas após a eleição de Biden.

A administração atual irá instituir uma nova estrutura para determinar os riscos de segurança nacional nas transações de dados que envolvam apps ligadas aos governos de adversários estrangeiros, como a China, ou que coletam dados sensíveis dos consumidores americanos.

LEIA MAIS:

TikTok: o aplicativo chinês que conquistou milhões de usuários

TikTok: o aplicativo chinês que conquistou milhões de usuários

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!