Alckmin diz concordar com a presença de Haddad em debates

Tucano criticou reajuste do Judiciário

Alckmin em sabatina da Unecs (União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços) nesta 3ª
Copyright Sérgio Lima/Poder360 - 14.ago.2018

O candidato do PSDB ao Planalto, Geraldo Alckmin, disse concordar com a presença de Fernando Haddad (PT) nos debates presenciais. O petista atualmente ocupa o posto de vice na chapa encabeçada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso. “Se ele for convidado pelas organizações do evento, não tem nenhum problema, não me oponho.”

Receba a newsletter do Poder360

Aliados do tucano afirmam que pode ser benéfica a entrada de Haddad nos debates, o que permitiria que sua imagem fosse desconstruída pelos adversários.

Por outro lado, a principal investida de Alckmin continuará sendo contra Jair Bolsonaro, de quem Alckmin acredita que pode herdar votos. Sua vice, Ana Amélia (PP), é 1 dos trunfos do tucano para ter maior penetração no eleitorado de Bolsonaro.

As declarações foram dadas em evento da Unecs (União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços), que fez sabatina com 5 candidatos à Presidência: Alvaro Dias, Ciro Gomes, Fernando Haddad, Henrique Meirelles e Alckmin.

Judiciário

Alckmin ainda se manifestou contra o reajuste de salários ao Judiciário. “Quem está no topo, tem que dar o exemplo”, disse o tucano. “O problema não são os 11 juízes que estão sem desconto há 1 bom tempo, mas é o efeito cascata”, afirmou.

O STF (Supremo Tribunal Federal) aprovou proposta para aumento de 16,38% no salário de ministros, de R$ 33.763 para R$ 39.300. O novo salário, se aprovado, passará a ser o novo teto do funcionalismo e irá gerar 1 efeito cascata no funcionalismo.

Segurança

Alckmin defendeu mais participação do Estado no encarceramento para combate da violência. “Como reduzimos os homicídios em São Paulo? Porque prendeu [os criminosos]. Temos 228 mil presos no Estado”, afirmou. “Tem Estado que faz verdadeiras mágicas, passa ano e sai ano e tem a mesma população carcerária, porque não tem nem onde por.”

Alckmin defendeu o fim do uso de distritos policiais para a manutenção de presos provisórios. “Não pode ter preso em distrito policial, se não você acaba com o trabalho da polícia. O papel da polícia civil é investigar”, disse.

Reformas

No evento, Alckmin cumprimentou o relator da reforma trabalhista no Congresso, Rogério Marinho (PSDB-RN), e foi aplaudido pela plateia. “O governo não cria emprego, precisa estimular, facilitar, emular uma agenda de competitividade”, disse.

O tucano também defendeu a diminuição de burocracias. “Ninguém precisa ter extintor no carro, mas no Brasil precisa, e ainda precisa ficar trocando por 1 mais moderno.”

 

autores