Rosa Weber assume TSE, fala em firmeza e em rejeitar candidatos ‘de ofício’

Raquel Dodge defende decisão rápida

Ambas fizeram referência indireta a Lula

O mandato de Rosa Weber vai até maio de 2020.
Copyright Divulgação/TSE - 14.ago.2018

A ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Rosa Weber, 69 anos, assumiu a presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesta 3ª feira (14.ago.2018). No discurso de posse, afirmou que exercerá o cargo com “firmeza”. Depois, numa rápida entrevista, falou sobre a hipótese de rejeitar o registro de candidatos “ficha suja” de maneira sumária, “de ofício”.

Receba a newsletter do Poder360

Rosa foi indagada se o TSE pode rejeitar imediatamente o registro de uma candidatura em que o político já tenha sido enquadrado pela Lei da Ficha Limpa (ter sido condenado em duas Instâncias). Rosa respondeu:

“Pode haver ou não impugnação. Se não houver impugnação, há resolução do TSE no sentido de que ela pode… pode haver o exame de ofício. Não será uma impugnação, será um indeferimento de ofício a compreensão de que não estão presentes ou as condições elegibilidade ou alguma causa de inelegibilidade. Eu estou falando em tese e observados os termos legais. Agora, cada caso é um caso”

Todas as referências são ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que será registrado pelo PT como candidato a presidente da República nesta 4ª feira (15.ago.2018). A resposta de Rosa Weber indica que o petista corre o risco de ter seu pedido negado imediatamente –embora a ministra tenha dito que falava “em tese”.

Durante a posse, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, mandou outro recado para Lula e para o PT. Disse que “é tarefa da Justiça Eleitoral anunciar ao eleitor o quanto antes, e com segurança jurídica, quem são os reais concorrentes, ou seja, os que têm capacidade eleitoral passiva e podem ser votados segundo a lei vigente.”

A procuradora-geral da República afirmou ainda:

“Recursos protelatórios também não podem ter efeito suspensivo com o propósito de influenciar no resultado das eleições, sobre tudo quando temos um calendário eleitoral tão curto. A lei das inelegibilidades deve ser assegurada para que só os elegíveis concorram. E os inelegíveis não financiem suas pretensões com recursos públicos”. 

O ministro do TSE Tarcisio Vieira de Carvalho Neto também defendeu a celeridade dos julgamentos das candidaturas. Ele foi o principal responsável por consolidar as resoluções eleitorais em vigor. “[O Tribunal] trabalha com o calendário mais sincrético possível em nome da própria celeridade que a eleição exige”, disse.

Na mesma sessão solene, o ministro do STF Roberto Barroso foi empossado vice-presidente e o ministro Jorge Mussi corregedor-geral da Justiça Eleitoral. Weber assume o cargo deixado pelo ministro do Supremo Luiz Fux.

CERIMÔNIA ESVAZIADA

As posses de presidentes do TSE são sempre muito concorridas e com muitas autoridades da República. Os políticos gostam de aparecer, pois é sempre no TSE que processos contra eles muitas vezes aparecem. Não foi o que se passou na posse de Rosa Weber.

Não estiveram presentes os presidentes da República, Michel Temer, do Senado, Eunício Oliveira, e da Câmara, Rodrigo Maia.

Temer estava em Brasília sem compromissos na agenda. Maia e Eunício estavam em viagem à Argentina —foram ao país vizinho para evitar ter de viajar nesta 4ª feira (15.ago.2018) ao lado de Michel Temer para o Paraguai, para participar da cerimônia de posse do presidente do país vizinho.

O Congresso Nacional foi representado pelo deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG), primeiro vice-presidente da Câmara.

Na plateia, nessas ocasiões há sempre líderes partidários e congressistas importantes. Desta vez, o deputado mais graduado presente foi Júlio Delgado (PSB-MG), que no passado foi líder de sua sigla. A autoridade política de maior calibre foi o ex-presidente da República, o político aposentado José Sarney, 88 anos, que não perde uma posse de posse de juízes em tribunais superiores.

Veja as fotos da cerimônia:
Rosa Weber assume o TSE (Galeria - 18 Fotos)

Currículo

Nascida 2 de outubro de 1948 em Porto Alegre, Rosa Weber graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) em 1971. Foi juíza do Trabalho de 1981 a 1991. Integrou o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região de 1991 a 2006.

Em 21 de fevereiro de 2006, foi nomeada ministra do TST (Tribunal Superior do Trabalho), onde permaneceu até 2011. Em 19 dezembro daquele mesmo ano, tomou posse como ministra do Supremo nomeada pela então presidente Dilma Rousseff (PT).

Passou a integrar o TSE em 6 de junho de 2012 ainda como ministra substituta. Em 24 de maio de 2016 foi empossada ministra efetiva da Corte Eleitoral e em 6 de fevereiro de 2018 passou a vice-presidente. Em junho deste ano foi eleita pelo plenário sucessora de Fux na Presidência da Corte.

Acesse as biografias de Rosa Weber nos sites do STF e do TSE.

autores