Mundo
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Carla K. Johnson e Mike Stobbe, Associated Press


Quase todas as mortes de covid-19 registradas recentemente nos Estados Unidos são de pessoas que não foram vacinadas, uma demonstração clara de como as vacinas foram eficazes e numa indicação de que as mortes por dia - agora abaixo de 300 - poderiam ser praticamente zero se todos os elegíveis tivessem se vacinado.

Dados governamentais disponibilizados em maio e analisados pela agência Associated Press mostram que infecções em pessoas totalmente vacinadas foram responsáveis ​​por menos de 1.200 das mais de 853.000 hospitalizações por covid-19. Isso é, cerca de 0,1%.

E apenas cerca de 150 das mais de 18.000 mortes por covid-19 em maio ocorreram em pessoas totalmente vacinadas. Isso se traduz em cerca de 0,8%, ou cinco mortes por dia, em média.

A AP analisou dados fornecidos pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). O CDC alega não ter ele mesmo examinado estes número em razão das limitações nos dados. Por exemplo, apenas 45 estados relatam infecções de emergência, e alguns são mais agressivos do que outros na busca por esses casos. Portanto, os dados provavelmente subestimam essas infecções, disseram funcionários do centro.

Ainda assim, a tendência geral que emerge das cifras reflete o que muitas autoridades de saúde estão vendo em todo o país e o que os principais especialistas estão dizendo.

No início deste mês, Andy Slavitt, conselheiro do governo de Joe Biden sobre covid-19, sugeriu que 98% a 99% dos americanos que morrem em razão da infecção por coronavírus não estão vacinados.

E a diretora do CDC, Rochelle Walensky, disse na terça-feira que a vacina é tão eficaz que “quase todas as mortes por covid-19, especialmente entre adultos, são, neste ponto, totalmente evitáveis”. Ela chamou essas mortes de “particularmente trágicas”.

As mortes nos EUA caíram drasticamente da média de 3.400 por dia a partir de meados de janeiro, um mês após o início da campanha de vacinação.

Cerca de 63% de todos os americanos elegíveis para a vacina - aqueles com 12 anos ou mais - receberam pelo menos uma dose, e 53% estão totalmente vacinados, de acordo com o CDC. Embora a vacina continue escassa em grande parte do mundo, a oferta nos EUA é abundante e a demanda caiu tanto que as vacinas estão sobrando.

As mortes evitáveis continuarão, preveem os especialistas, com focos de resistência à vacina sofrendo surtos nos próximos meses, quando chegam o outono e o inverno no Hemisfério Norte. Ali Mokdad, professor de ciências métricas de saúde da Universidade de Washington em Seattle, disse que a modelagem sugere que o país terá 1.000 mortes por dia novamente no próximo ano.

No Arkansas, que tem uma das taxas de vacinação mais baixas do país, com apenas cerca de 33% da população totalmente protegida, os casos, hospitalizações e mortes estão aumentando. “É triste ver alguém ir para o hospital ou morrer quando isso pode ser evitado”, tuitou o governador Asa Hutchinson enquanto instava as pessoas a tomarem as vacinas.

 — Foto: Lynne Sladky/AP
— Foto: Lynne Sladky/AP
Mais recente Próxima Biden fecha acordo com senadores sobre pacote de infraestrutura de quase US$ 1 trilhão

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

País apresenta índices de segurança e confiabilidade política superiores ao Brasil

Como é viver no Canadá, segundo brasileiro que emigrou contra corrupção

Construir rede de relacionamentos pode ajudar a crescer profissionalmente, desenvolver carreira e fortalecer imagem profissional

Como melhorar meu networking no trabalho (e fora dele)?

Carteira de Identidade Nacional contará apenas com a numeração do CPF

Novo RG substitui até 5 documentos. Veja quais

Gigante brasileira J&F, da família Batista, e empresário Jackson Wijaya, da Paper Excellence, disputam controle da Eldorado e agora dividendo é novo novo motivo para briga entre sócios

Celulose, R$ 15 bilhões e o dragão chinês: os símbolos da maior disputa corporativa em curso no Brasil

Promover uma maior accountability da ciência utilizada para fins regulatórios é um passo necessário para que a nova regulação dos agrotóxicos possa efetivamente equilibrar os diversos valores e interesses em jogo

O governo vai convidar nas próximas semanas o setor privado para participar de grupo de trabalho

O split payment, mecanismo a ser implementado, vai permitir que o tributo seja recolhido de forma simultânea ao pagamento

Sistema de pagamento previsto na reforma dificultará a sonegação

Participação de 10,2% está longe dos 20,8% de 2015, época em que o país tinha grau de investimento

Estrangeiro volta a ampliar fatia na dívida pública