Por G1 e TV Globo — Brasília


CPI deve ouvir diretor de empresa que diz ter recebido pedido de propina para firmar contrato de vacina

CPI deve ouvir diretor de empresa que diz ter recebido pedido de propina para firmar contrato de vacina

A CPI da Covid deve convocar para depor o representante da empresa Davati Medical Supply no Brasil, Luiz Paulo Dominguetti Pereira, que afirmou em entrevista ao jornal "Folha de S.Paulo" ter recebido do diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias, um pedido de propina de US$ 1 por dose de vacina em troca da assinatura de um contrato.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse que apresentará o requerimento de convocação de Pereira, a ser votado pelo plenário da comissão parlamentar de inquérito. Em uma rede social, o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), escreveu: "Denúncia forte. Vamos convocar o senhor Luiz Paulo Dominguetti Pereira para depor na #CPIdaPandemia na próxima sexta-feira, dia 02/07".

Na noite desta terça, o Ministério da Saúde informou que Roberto Ferreira Dias será exonerado do cargo de diretor de Logística. Em nota, a assessoria da pasta disse que a exoneração será publicada na edição desta quarta-feira do "Diário Oficial da União". À GloboNews, Dias negou que tenha cobrado propina e disse não ter conhecimento da exoneração.

De acordo com o jornal "Folha de S.Paulo", o representante da Davati procurou o Ministério da Saúde para negociar 400 milhões de doses da vacina produzida pelo laboratório AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford (Reino Unido).

Segundo o blog de Octavio Guedes no G1, ao pronunciar a frase "Estavam pedindo propina", em depoimento à CPI, o servidor Luis Ricardo Miranda, chefe de Importação do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, se referia a essa negociação (vídeo abaixo).

CPI investiga negociação paralela para compra da vacina AstraZeneca; Octavio Guedes comenta

CPI investiga negociação paralela para compra da vacina AstraZeneca; Octavio Guedes comenta

A AstraZeneca informou que não tem intermediários no Brasil. Em nota à TV Globo, a farmacêutica afirmou que todas as doses de vacina do laboratório estão disponíveis por meio de acordos firmados com governos e organizações multilaterais, como o consórcio internacional Covax Facility. A empresa acrescentou que não disponibiliza vacinas para o mercado privado nem para prefeituras e governos estaduais.

À TV Globo, a Davati, com sede nos Estados Unidos, informou ter sido procurada por um de seus representantes no Brasil para que ajudasse a encontrar vacinas contra a Covid para o país. Ainda na nota, a empresa afirmou que providenciou uma proposta ao governo federal a fim de assegurar vacinas, mas que nunca foi formalmente respondida. "Portanto, a apresentação entre o governo e o vendedor nunca foi feita, e a discussão nunca avançou para um contrato", acrescentou.

Segundo o relato de Pereira à "Folha de S.Paulo", o pedido do diretor do ministério foi feito durante um jantar em 25 de fevereiro, em um restaurante de um shopping em Brasília. Ele afirmou ao jornal ter respondido que não pagaria propina.

De acordo com o jornal, Luiz Paulo Dominguetti Pereira disse que, durante o jantar, o diretor do Ministério da Saúde afirmou que "para trabalhar dentro do ministério, tem que compor com o grupo".

Pereira, então, questionou qual seria esse grupo, e, de acordo com a publicação, o diretor respondeu que o acordo não avançaria se a Davati não compusesse com "o grupo".

Ao jornal, o representante da empresa disse ter respondido a Roberto Ferreira Dias que a companhia não opera assim, ao que o diretor do ministério pediu a ele que pensasse "direitinho" porque "se quiser vender vacina no ministério, tem que ser dessa forma".

Ricardo Barros

Conforme a "Folha", Roberto Ferreira Dias foi indicado para o cargo de diretor pelo deputado Ricardo Barros (PP-PR), ministro da Saúde no governo Michel Temer (2016-2018) e atual líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados. Em 2019, quando o diretor foi nomeado, o ministro da Saúde era Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS).

Após a divulgação da reportagem no site do jornal "Folha de S.Paulo", Barros publicou mensagem em uma rede social na qual nega ter indicado Dias.

"Em relação à matéria da Folha, reitero que Roberto Ferreira Dias teve sua nomeação no Ministério da Saúde no início da atual gestão presidencial, em 2019, quando não estava alinhado ao governo. Assim, repito, não é minha indicação. Desconheço totalmente a denúncia da Davati", escreveu.

Ricardo Barros se tornou alvo da CPI da Covid, no Senado. Na semana passada, em depoimento à comissão, o deputado Luis Miranda (DEM-DF) e o irmão dele, Luis Ricardo Miranda, servidor do Ministério da Saúde, disseram ter relatado ao presidente Jair Bolsonaro as suspeitas de irregularidades envolvendo as negociações para compra da Covaxin, vacina contra a Covid-19 produzida na Índia.

Durante o depoimento, Luis Miranda disse que, ao ouvir o relato, Bolsonaro citou o nome do deputado.

Desde então, o líder do governo na Câmara tem negado irregularidades, afirmando que não há "dados concretos" nem "acusações objetivas" contra ele.

A CPI da Covid prevê votar nesta quarta (30) um requerimento de convocação de Ricardo Barros, para que ele explique as suspeitas sobre o caso Covaxin. Quando é aprovada a convocação, o alvo do requerimento é obrigado a comparecer à CPI.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!