Política CPI da Covid

PGR pede ao STF para aguardar conclusão da CPI antes de decidir pedido de inquérito contra Bolsonaro

Procuradoria-Geral da República afirma que não deve haver investigações concorrentes e que apurações do Senado tramitam 'com excelência'
O presidente Jair Bolsonaro foi alvo de pedido de investigação feito por senadores Foto: Isac Nóbrega/PR / Agência O Globo
O presidente Jair Bolsonaro foi alvo de pedido de investigação feito por senadores Foto: Isac Nóbrega/PR / Agência O Globo

BRASÍLIA - A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu à ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber que paralise um pedido de abertura de inquérito e denúncia contra o presidente Jair Bolsonaro feito por senadores da CPI da Covid, sob acusação do crime de prevaricação, até que os trabalhos da comissão sejam concluídos.

A manifestação, assinada pelo vice-procurador-geral da República Humberto Jacques de Medeiros, aponta que não devem haver investigações concorrentes e que a apuração feita pelos senadores tramita "com excelência". A PGR também diz que não seria possível apresentar imediatamente uma denúncia contra Bolsonaro antes mesmo da abertura de inquérito, como solicitaram os senadores.

Leia mais: Ministério da Saúde suspende contrato para compra da Covaxin

"In casu, essa etapa processual tem sido conduzida com inigualáveis diligência e zelo pela Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia. O devido processo constitucional prevê quanto às investigações parlamentares que suas conclusões sejam encaminhadas oportunamente ao Ministério Público, a fim de que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores", escreveu Humberto Jacques de Medeiros.

Prosseguiu a PGR: "Se o Poder Legislativo está a investigar com excelência comportamentos aparentemente ilícitos com todas as competências necessárias, qual seria o motivo para que no Supremo Tribunal Federal se abra uma investigação concorrente, tomada por freios e contrapesos institucionais e sem igual agilidade?".

Ao final da manifestação, a PGR pede  que, caso Rosa Weber entenda ser cabível uma investigação tramitando em paralelo, seja novamente intimada para indicar diligências a serem tomadas no inquérito.