Brasil Meio Ambiente

Bolsonaro elogia Salles e diz lamentar tratamento dado por 'outro Poder'

Presidente parabenizou ministro do Meio Ambiente, investigado pelo STF, e disse que herança da pasta é 'penca de processos'
O presidente Jair Bolsonaro e o ministro Ricardo Salles participam de cerimônia na Base Aérea de Brasília Foto: Jorge William/Agência O Globo/21-10-2020
O presidente Jair Bolsonaro e o ministro Ricardo Salles participam de cerimônia na Base Aérea de Brasília Foto: Jorge William/Agência O Globo/21-10-2020

BRASÍLIA — O presidente Jair Bolsonaro fez um elogio público nesta terça-feira ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, investigado no Supremo Tribunal Federal (STF) pela suspeita de favorecer madeireiros que atuam ilegalmente na Amazônia.

Durante cerimônia no Palácio do Planalto, Bolsonaro parebenizou Salles, disse que às vezes a herança do ministérios é uma "penca de processos" e afirmou que lamenta o tratamento dado "por alguns poucos desse outro Poder".

— Prezado Ricardo Salles, você faz parte dessa história. O casamento da Agricultura com o Meio Ambiente foi um casamento quase perfeito — disse o presidente, durante cerimônia de lançamento do Plano Safra 2021-2022.

Em seguida, Bolsonaro disse que "não é fácil" ocupar o Ministério do Meio Ambiente:

— Parabéns, Ricardo Salles. Não é fácil ocupar seu ministério. Por vezes, a herança fica apenas uma penca de processos. A gente lamenta como por vezes somos tratados por alguns poucos desse outro Poder, que é muito importante para todos nós.

Salles é alvo de duas investigações no STF. Na Operação Akuanduba, deflagrada em maio , ele foi alvo de mandados de busca e apreensão e teve seus sigilos bancários e fiscal quebrados. Esse processo é relatado pelo ministro Alexandre de Moraes.

No início de junho, a ministra Cármen Lúcia autorizou a abertura de um inquérito para apurar se o ministro obstruiu as investigações de um esquema de desmatamento ilegal na região, a Operação Handroanthus, considerada a maior já realizada.