Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Fiocruz: novo lote de IFA para produção de 5,8 milhões de vacinas chega ao país

    Com nova remessa, Fundação garante entregas semanais de doses até 23 de julho

    Foto: Divulgação/Galeão

    Anna Gabriela Costa e Camille Couto, da CNN, em São Paulo e no Rio de Janeiro

    O Brasil recebeu, na noite desta quarta-feira (23), um novo lote de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção de 5,8 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. Os imunizantes, que serão produzidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vão ser encaminhados diretamente ao laboratório de produção Bio-Manguinhos. 

    A carga, com insumo suficiente para a produção de cerca de 6 milhões de vacinas, desembarcou no Aeroporto Internacional Tom Jobim (RioGaleão), por volta das 20h.

    De acordo com a Fiocruz, com a chegada da nova remessa ficam asseguradas entregas semanais até 23 de julho. As doses de vacinas da AstraZeneca contra a Covid-19, produzidas pela Fiocruz, são destinadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. 

    A Fundação afirma que a AstraZeneca tem garantido entregas mensais de lotes de IFA, conforme acordado. A Fiocruz aguarda a confirmação da possibilidade de aceleração das próximas remessas de IFA, visto que a instituição permanece com capacidade de produção superior à de disponibilização do insumo.

    Até o momento, a Fiocruz já entregou 58,8 milhões de vacinas ao Programa Nacional de Imunizações.  Somente a Bio-Manguinhos produziu 54,8 e as outras 4 milhões de doses foram importadas prontas do Instituto Serum, da Índia.