Política Jair Bolsonaro

Médicos afirmam que Bolsonaro evolui 'de forma satisfatória', mas segue sem previsão de alta

Nas redes sociais, filhos comentam o estado de saúde do presidente, internado desde ontem à noite em SP; segundo O GLOBO apurou, cirurgia para tratar obstrução intestinal está descartada no momento
Presidente Jair Bolsonaro chega de ambulância ao Hospital Vila Nova Star, em São Paulo Foto: NELSON ALMEIDA / AFP
Presidente Jair Bolsonaro chega de ambulância ao Hospital Vila Nova Star, em São Paulo Foto: NELSON ALMEIDA / AFP

SÃO PAULO — A equipe médica que acompanha o presidente Jair Bolsonaro, na capital paulista, informou no início da tarde desta quinta-feira que ele está “evoluindo de forma satisfatória clínico e laboratorialmente”, mas segue sem previsão de alta hospitalar.

Leia também: Incômodo já havia levado Bolsonaro ao hospital no domingo

Segundo boletim médico, por ora “permanece o planejamento terapêutico previamente estabelecido”.  Segundo o GLOBO apurou, os exames feitos no presidente nesta manhã indicam que, por enquanto, a cirurgia para tratar a obstrução intestinal está descartada. Por volta de 11h30m o presidente conversou com a junta médica que o assiste. Ele está comunicativo e sem dores. Mais cedo, o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) afirmou que o presidente "acordou bem disposto" e "evoluiu para melhor" . O deputado federal Eduardo Bolsonaro também fez um vídeo pela manhã comentando o estado de saúde do pai .

Até o momento, não está decidido se o presidente vai tirar algum tipo de licença. Segundo fontes do governo, o Planalto avalia o quadro mas ainda não trabalha com a perspectiva  de um afastamento por motivos de saúde. O vice, Hamilton Mourão, está em viagem oficial a Angola. Caso Bolsonaro precise se afastar da Presidência, e o vice-presidente ainda estiver no exterior , o terceiro na linha sucessória é o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-LA). Entretanto, existe uma dúvida jurídica sobre se Lira pode assumir o cargo. O STF fixou entendimento impedindo réus de figurarem na linha sucessória e já aceitou duas denúncias apresentadas pela PGR contra o atual presidente da Câmara, mas a defesa do deputado recorre dessas decisões — e afirma que, enquanto os recursos não forem analisados, ele não pode ser considerado réu. Não há um consenso sobre o tema.

Bolsonaro ocupa uma suíte localizada no oitavo andar do hospital Vila Nova Star, no bairro Vila Nova Conceição, na Zona Sul de São Paulo. Outras duas suítes foram reservadas para receber familiares. Bolsonaro está acompanhado da mulher, Michelle, e do filho Carlos Bolsonaro, vereador do Rio de Janeiro.

O presidente está internado na capital paulista desde ontem, quando foi transferido do Hospital das Forças Armadas, em Brasília.

*do Valor Econômico