Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bilionário Jeff Bezos conclui viagem ao espaço com sucesso

    "Somos uma equipe muito feliz no momento."

    Natália Flach, do CNN Brasil Business, em São Paulo

    Foram apenas 11 minutos, mas o voo supersônico até o espaço da New Shepard, cápsula suborbital com sistema de foguete construído pela empresa espacial Blue Origin, marca a primeira viagem com tripulantes da companhia fundada por Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo.

    Às 10h12 (do horário de Brasília), o foguete foi lançado. Durante o voo, foi possível ouvir os tribulantes comemorando e dizendo que estavam felizes. “Somos uma equipe muito feliz no momento.”

    Após sete minutos, o propulsor do foguete voltou à terra. A cápsula com os tripulantes voltou a partir dos oito minutos, com paraquedas.

    Além de Bezos, o voo contou com outros três convidados: seu irmão, Mark Bezos; Wally Funk, uma pilota de 82 anos que foi integrante do “Mercury 13”, e um estudante recém-formado no ensino médio de 18 anos, Oliver Daemen, que é o primeiro cliente pagante a bordo do New Shepard.

     

    Às 10h30, os quatro tripulantes já estavam fora da cápsula, comemorando com familiares e amigos. “Meu Deus, foi magnifico”, disse Wally Funk.

    A New Shepard realizou 15 voos de teste automatizados sem ninguém a bordo, antes do lançamento desta terça-feira. O voo de Bezos ocorre 11 dias depois de o também bilionário Richard Branson voar na VSS Unity, espaçonave da Virgin Galatic, ao espaço.

    Branson fundou a Virgin Galactic em 2004 com o objetivo de criar uma espaçonave capaz de levar até oito pessoas, incluindo dois pilotos e seis passageiros, em voos com foguetes que chegam a mais de 80 quilômetros acima da Terra, distância que o governo dos EUA considera a fronteira com o espaço sideral.