Por Gabriel Barreira, G1 Rio


Vacinação no Rio foi suspensa na sexta-feira passada — Foto: Divulgação|Prefeitura

A vacinação da primeira dose contra Covid-19 vai ser retomada na cidade do Rio na quarta-feira (28). A informação foi confirmada pelo prefeito Eduardo Paes (PSD).

"Na quarta retomamos a vacinação e vamos manter as idades previstas para essa semana. Se não houver mais falhas na entrega, nas próximas 3 semanas teremos todos - TODOS - os cariocas acima de 18 anos devidamente imunizados com a primeira dose! Bora distribuir acelerado!", postou Paes.

Por falta de estoque, o município interrompeu a imunização da primeira dose na última sexta (23).

Vacinação é retomada na quarta no Rio — Foto: Divulgação

Na quarta (28), serão vacinadas mulheres pela manhã e homens à tarde. Na quinta-feira, é a vez de mulheres de 33 anos. Também na quinta, quem tem mais de 34 anos poderá ser vacinado na repescagem. Na sexta, é o dia de homens de 33 anos. Sábado, repescagem para quem tem 33 anos ou mais.

Atraso do Ministério da Saúde

Até a noite de domingo (25), o Ministério da Saúde não havia apresentado uma previsão de entrega de novas doses.

Na segunda (26), as autoridades cariocas foram avisadas de que o carregamento chegaria na quarta-feira e, com isso, se planejaram para retomar a aplicação da primeira dose na quinta-feira (29).

Entretanto, já nesta segunda-feira (26), o prefeito Eduardo Paes disse que recebeu uma ligação do governo federal informando que as doses chegariam ainda nesta noite.

Desde o fim de semana, ele e Soranz vinham pressionando o governo federal para agilizar o envio da remessa.

"Acabamos de receber uma ligação do departamento de logística do Ministério da Saúde que nos informou estar adiantando as entregas desta semana para a noite de hoje. Agradeço muito a parceria do ministro Marcelo Queiroga na aceleração desse processo", escreveu Paes em uma rede social.

A aplicação de quem já tinha a segunda dose marcada ocorre normalmente. Nesta segunda-feira (26), o calendário municipal previa a vacinação de mulheres de 34 anos. Até o fim da semana, seriam vacinados homens e mulheres de 33 anos também.

'Sentimento de urgência'

Mais cedo, em entrevista ao G1, Soranz cobrou agilidade do governo federal.

"Agora são 16 milhões de doses disponíveis (com o governo federal). Só o Ministério da Saúde pode dizer por qual motivo não está entregando em 24 horas. Precisa ter um sentimento de urgência, isso é fundamental", afirmou.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!