Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Covid: 38 milhões de brasileiros completam vacinação, 17,96% da população

Colaboração para o VivaBem, em São Paulo

26/07/2021 20h02Atualizada em 26/07/2021 21h24

O Brasil atingiu hoje a marca de 38 milhões de pessoas que completaram a vacinação contra a covid-19. Até o momento, 38.026.271 habitantes receberam a segunda dose ou a dose única da Janssen, o correspondente a 17,96% da população do país. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

Com relação aos imunizantes que necessitam de duas doses, a primeira delas foi aplicada em 852.004 brasileiros nas últimas 24 horas. Nesta fase inicial, o total de vacinados chegou a 96.332.312, o que representa 45,49% da população do país. Entre ontem e hoje, a segunda dose foi aplicada em 442.054 pessoas. Neste mesmo período, 35.126 brasileiros receberam a dose única da Janssen.

O Brasil conta com quatro tipos de vacina contra a covid-19 à disposição. Os laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech recomendam a aplicação de duas doses. Já a fabricante da Janssen indica a necessidade de apenas uma dose de seu imunizante.

Proporcionalmente, o estado de São Paulo permanece à frente entre aqueles que mais aplicaram a primeira dose: 54,93% de sua população.

Mato Grosso do Sul continua em primeiro lugar entre os estados que, em termos percentuais, possuem a maior parcela da população com vacinação completa —isto é, receberam a segunda dose ou a dose única: 31,48% de seus habitantes.

Vacinação primeira dose  - UOL - UOL
Imagem: UOL

Dez capitais suspendem aplicação da 1ª dose por falta de vacinas

Ao menos dez capitais brasileiras estão com a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 suspensa hoje devido à falta de imunizantes. Belém (PA), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Vitória (ES), Natal (RN) e Curitiba (PR) tiveram que pausar a campanha por falta de doses.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou na tarde de hoje que a vacinação contra a covid-19 será retomada na próxima quarta-feira (28).

No final do mês passado, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que toda a população adulta do Brasil terá a oportunidade de receber a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus até o fim de setembro. Apesar da promessa, estados e municípios seguem com falta de imunizantes.

Vacinação dose completa - UOL - UOL
Imagem: UOL

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de saúde das 27 unidades da federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!