Cultura Filmes

Novo filme de Pedro Almodóvar vai abrir a 78ª edição do Festival de Veneza; brasileiros também estão na mostra

Disputa pelo Leão de Ouro, em setembro, terá ainda nomes como Jane Campion, Paolo Sorrentino, Pablo Larraín e Paul Schrader
Pedro Almodóvar em 2019: novo filme do cineasta é estrelado por Penélope Cruz Foto: THOMAS SAMSON / AFP
Pedro Almodóvar em 2019: novo filme do cineasta é estrelado por Penélope Cruz Foto: THOMAS SAMSON / AFP

Nomes como o espanhol Pedro Almodóvar, a neozelandesa Jane Campion, o italiano Paolo Sorrentino,  o chileno Pablo Larraín e o americano Paul Schrader vão disputar o  Leão de Ouro na 78ª edição do Festival de Cinema de Veneza,  que será realizado entre 1º e 11 de setembro. Os 21 filmes selecionados para  a competição foram anunciados nesta segunda-feira.

Almodóvar irá abrir a competição com "Mães paralelas", seu mais recente longa, no qual o cineasta aborda um de seus temas favoritos: maternidade e família.  O filme é estrelado por Penélope Cruz.

Vencedor do Oscar de filme estrangeiro em 2014 com "A grande beleza", o italiano Paolo Sorrentino compete com "Foi a mão de Deus" (em tradução livre), rodado em sua cidade natal,  Nápoles. No longa, o diretor explica sua relação com o futebol, com seu ídolo Maradona, e como ele salvou sua vida.

Após mais de dez anos de seu último filme, a premiada Jane Campion ("O piano", 1993) volta a competir com "The Power of the dog", inspirado na novela de mesmo nome de Thomas Savage, sobre uma guerra entre irmãos.

Da América Latina vêm quatro longas da competição oficial e três na seção Horizons, a mais experimental. Premiado em 2015 com o Leão de Ouro com seu filme "Desde alá", o venezuelano Lorenzo Vigas volta a competir em Veneza com "La caja". Outro retorno a Veneza é o do chileno Pablo Larraín, aclamado há seis anos pelo seu inquietante filme sobre os mecanismos para encobrir os padres pedófilos em "O clube". O chileno este ano compete com "Spencer", dedicado ao fim de semana em que a Princesa Diana, interpretada por Kristen Stewart, decidiu se divorciar do príncipe Charles, herdeiro da coroa inglesa.

O casal argentino Gastón Duprat e Mariano Cohn volta pela terceira vez ao festival com o filme "Competição oficial", protagonizado por Penélope Cruz e Antonio Banderas. Já o mexicano Michel Franco, diretor de "Nova ordem", volta a Veneza com "Sundown".

Brasileiros no festival

Filmes brasileiros também foram selecionados para o festival, em circuitos alternativos à principal premiação do evento. "7 prisioneiros", dirigido por Alexandre Moratto, fará sua estreia em Veneza, concorrendo ao prêmio Orizzonti Extra, uma nova categoria lançada neste ano.

O filme tem Rodrigo Santoro e Christian Malheiros no elenco e é produzido por Fernando Meirelles ("Cidade de Deus") e Ramin Bahrani ("O tigre branco"). A estreia está prevista para ainda este ano na Netflix.

Outra produção brasileira que será exibida em Veneza é o curta-metragem "Ato", da cineasta e atriz Bárbara Paz ("Babenco").

"Que honra voltar com meu pequeno ATO", escreveu Bárbara em post nas redes sociais. "Um filme feito nesse isolamento nessa suspensão do tempo. Entre o teatro e o cinema..."

Homenagem a Jamie Lee Curtis e Roberto Benigni

O cineasta sul-coreano Bong Joon-ho, vencedor de quatro Oscars por "Parasita", será o presidente do júri. Serão homenageados a atriz americana Jamie Lee Curtis, que receberá o Leão de Ouro por sua carreira, e o italiano Roberto Benigni, vencedor do Oscar por "A vida é bela", que será laureado com o Leão de Ouro da Trajetória.

— A qualidade média dos filmes está mais alta que o normal — destacou o diretor do Festival, Alberto Barbera. — É como se a pandemia tivesse estimulado a criatividade

Veja a lista completa dos concorrentes ao Leão de Ouro

"Madres paralelas", do espanhol Pedro Almodóvar.

"Mona Lisa and the Blood Moon", da americana Ana Lily Amirpour.

"Un autre monde", do francês Stéphane Brizé.

"The Power of the Dog", da neozelandesa Jane Campion.

"America Latina", dos italianos Fabio e Damiano D'Innocenzo.

"L'événement", da francesa Audrey Diwan.

"Competencia oficial", dos argentinos Gastón Duprat e Mariano Cohn.

"Il buco", do italiano Michelangelo Frammartino.

"Sundown", do mexicano Michel Franco.

"Illusions Perdues", do francês Xavier Giannoli.

"The Lost Daughter", da americana Maggie Gyllenhaal.

"Spencer", do chileno Pablo Larraín.

"Freaks out", do italiano Gabriele Mainetti.

"Qui rido io", do italiano Mario Martone.

"On the Job: The Missing 8", do filipino Erik Matti.

"Leave no Traces", do polonês Jan P. Matuszynski.

"Captain Volkonogov Escaped", dos russos Natasha Merkulova e Aleksey Chupov

"The Card Counter", do americano Paul Schrader.

"É stata la mano di Dio", do italiano Paolo Sorrentino.

"Reflection", do ucraniano Valentyn Vasyanovych.

"La caja", do venezuelano Lorenzo Vigas.