Esportes Tóquio 2020

Federação de ginástica dos EUA confirma que Biles está fora por problema de saúde

Atleta será avaliada para receber liberação médica para competições futuras
Simone Biles durante apresentação nas barras assimétricas em Tóquio Foto: DYLAN MARTINEZ / REUTERS
Simone Biles durante apresentação nas barras assimétricas em Tóquio Foto: DYLAN MARTINEZ / REUTERS

Simone Biles está fora das finais por equipes da ginástica artística por um "problema médico". A confirmação foi compartilhada pela conta oficial da Federação Americana de Ginástica no Twitter. No entanto, ainda não há detalhes de que tipo de problema de saúde a ginasta está enfrentando, se físico ou psicológico.

Olimpíada : Simone Biles absorve pressão, desiste de prova e vira incógnita nos Jogos

Segundo a publicação, a ginasta "será avaliada diariamente para determinar a liberação médica para competições futuras."

Durante a disputa por equipes, nesta terça-feira, ela demonstrou desconforto após falhar na execução de movimentos. Sua pontuação ficou abaixo das companheiras Grace Mc Callum e Jordan Chiles. A ginasta americana não parecia machucada após a realização do salto e conversou muito com seus treinadores.

No detalhe : Entenda o que aconteceu durante o salto de Simone Biles na final da disputa por equipes

Antes de começar a segunda rodada ela foi substituída por Sunisa Lee. Caso a equipe receba medalha, Biles também será premiada, como reserva.

Alguns veículos da imprensa americana citam que o "problema médico" na verdade seria emocional e que a decisão de colocá-la na reserva seria uma forma de poupá-la psicologicamente para o individual geral, em que é favorita.

Entenda : Quais os limites de Simone Biles e da ginástica artística?

No domingo, na qualificação para a final geral, Biles cometeu vários erros. Ainda assim, ela conseguiu se classificar para as seis finais da ginástica em Tóquio, a competição individual geral e a competição geral por equipes, bem como as quatro finais de aparelhos.

Poucas horas depois, ela postou uma mensagem no Instagram que demonstrou a pressão que sente: "Às vezes tenho a impressão de estar carregando o peso do mundo nos ombros", escreveu.