Topo

Eliminação de Portela no judô deixa medalhistas brasileiros indignados

DEMÉTRIO VECCHIOLI

Do UOL, em Tóquio (Japão)

28/07/2021 02h28

O choro da judoca gaúcha Maria Portela foi a mais perfeita tradução do sentimento de quem acompanhou a luta contra a russa Madina Taimazova —confronto que se tornou o mais longo até o momento nas Olimpíadas de Tóquio. A derrota da brasileira, que não seria absurda em situações normais, causou revolta nas redes sociais; principalmente em ex-atletas que conhecem bem as regras e o prejuízo causado quando a arbitragem é falha.

No combate válido pelas oitavas de final da categoria até 70kg, Portela encaixou um golpe aos três minutos do golden score, mas o árbitro de vídeo não confirmou o que seria um wazari. Naquele momento, as duas atletas já haviam recebido duas punições, então, qualquer nova penalidade resultaria em derrota. Após os dez minutos de luta, a brasileira recebeu a terceira punição, por falta de combatividade, e acabou eliminada.

Nas redes sociais, ex-judocas se posicionaram e demonstraram total revolta com o erro do "VAR" —que foi utilizado, mas acabou prejudicando a brasileira, que sonhava em disputar o ouro.

"Uma vida dedicada ao sonho olímpico, e o árbitro após 10 minutos de golden score definir a luta dessa forma. Deixa os atletas decidirem. Sem contar o Wazari que foi nítido antes. Força, Portela, você é nossa vencedora", escreveu o mineiro Luciano Corrêa, campeão mundial em 2007 e bicampeão pan-americano (2011 e 2015).

Medalhista olímpico e tricampeão pan-americano, Thiago Camilo também usou o perfil no Twitter para destacar que Portela "foi claramente prejudicada na luta". Para ele, tanto no golpe não pontuado, quanto na decisão do golden score.

Assim como os demais, o hoje comentarista Flávio Canto —ele foi bronze em Atenas-2004— também questionou o ocorrido: "Pra que serve o VAR? Francamente. Lamentável", postou.

Primeiro brasileiro a ser bicampeão mundial no judô, João Derly não deixou de se posicionar. "Indignado", como ele deixou claro, também no Twitter, o ex-judoca afirmou estar com o coração doendo e chorando junto com Portela.