Tecnologia

Por G1


Ícone do Instagram. — Foto: REUTERS/Thomas White

O Instagram anunciou nesta terça-feira (27) que menores de 16 anos terão suas contas pré-definidas como privadas ao se cadastrarem na plataforma.

A iniciativa é uma ampliação de uma medida anunciada em março passado, quando a rede social convidou os adolescentes a trancarem seus perfis no momento do cadastro.

O que muda é que o perfil privado, que exige que o dono aceite solicitações de seguidores e não mostra os posts na aba Explorar ou nas hashtags, passa a ser a definição padrão para os menores de 16 anos.

Segundo o Instagram, oito em cada dez jovens aceitaram manter as configurações padrão de conta privada ao entrar na plataforma durante o teste realizado no início do ano. A escolha para o perfil aberto continua existindo nos ajustes do app.

De acordo com as regras da rede, é preciso ter pelo menos 13 anos para fazer uma conta.

Aqueles que optarem por deixar sua conta pública receberão uma notificação destacando os benefícios da conta privada e explicando como alterar as configurações de privacidade.

Instagram vai incentivar menores de 16 anos a trancarem suas contas — Foto: Divulgação

Contatos de desconhecidos

Desde março passado, o Instagram impede que adultos enviem mensagens para menores que não os seguem.

Agora, a plataforma diz ter desenvolvido uma tecnologia que "permite encontrar contas que mostraram comportamento potencialmente suspeito e impedir que essas contas interajam com os perfis de adolescentes"

As contas de comportamento potencialmente suspeito são aquelas que podem ter sido recentemente bloqueadas ou denunciadas por um jovem, segundo a companhia.

Quando uma conta for sinalizada dessa maneira, elas não poderão mais ver contas de adolescentes na aba Explorar, nos Reels ou nas "contas sugeridas".

Caso os perfis encontrem menores de idade ao pesquisar por nomes de usuário, serão impedidos de segui-los e não poderão comentar nas publicações ou ver comentários feitos por adolescentes nas publicações de outras pessoas.

Por enquanto, essa ferramenta estará disponível somente nos Estados Unidos, na Austrália, na França, no Reino Unido e no Japão. A rede social diz que irá "expandir para mais países em breve".

Mudanças nos anúncios

O Instagram disse ainda que irá restringir o direcionamento de anúncios para os menores de 18 anos. Os anunciantes poderão utilizar somente três critérios de personalização: idade, gênero e localização.

O Facebook, que é dono do aplicativo, permite que anunciantes incluam diversos pontos de segmentação para atingir um público-alvo.

Com isso, é possível mostrar publicidade específica para quem gosta de futebol, por exemplo, levando em consideração o tipo de conteúdo que aquele usuário interagiu anteriormente, seja nos aplicativos do Facebook ou do Instagram ou até mesmo em outros sites da internet.

O rastreio através de diferentes sites é possível por meio dos cookies. Entenda o que eles são no vídeo abaixo:

O que são 'cookies' na web e quais riscos eles representam?

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A partir de agora, esse tipo de direcionamento só será permitido para maiores de idade – que também podem desativar essa personalização nas configurações de anúncios.

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