Saúde Vacina

Efetividade da vacina da Pfizer contra Covid-19 cai para 84% após seis meses, aponta estudo

Contra formas graves da doença, efetividade geral foi de 97%; especialista americano diz que resultados são "muito tranquilizadores"
Vacina da Pfizer/BioNTech contra Covid-19 Foto: FRED TANNEAU / AFP
Vacina da Pfizer/BioNTech contra Covid-19 Foto: FRED TANNEAU / AFP

RIO — A  efetividade do imunizante contra Covid-19 da Pfizer/BioNTech cai de 96% nos dois meses após a vacinação para 84% depois de seis meses, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores das fabricantes e de outras instituições, noticiado pelo site STAT News nesta quarta-feira (28). Os dados foram divulgados na forma de "pré-print", ainda sem revisão de cientistas independentes.

A queda de efetividade demonstrada pelo estudo deixa em aberto a possibilidade de que doses de reforço da Pfizer possam ser necessárias para reduzir infecções.

Estudo: Segunda dose de vacina da AstraZeneca não aumenta risco de trombose

O estudo envolveu mais de 44 mil voluntários na Europa e nas Américas. Os resultados sugerem que a vacina da Pfizer foi 91% eficaz na prevenção de Covid-19 de forma geral ao longo de seis meses.

A eficácia do imunizante na prevenção de qualquer infecção por Covid-19, incluindo as que causam apenas sintomas leves, pareceu diminuir em média 6% a cada dois meses.

Contra formas graves da doença, que incluem pessoas com baixos níveis de oxigênio no sangue ou que precisam ser hospitalizadas, a eficácia geral da vacina foi de 97%.

Pesquisa: Ministério da Saúde avalia terceira dose para pessoas que tomaram a CoronaVac

Paul Offit, pediatra e especialista em vacinas do Hospital Infantil da Filadélfia, afirmou ao STAT News que os resultados são "muito tranquilizadores", pois a necessidade potencial de doses de reforço está ligada ao número de pessoas totalmente vacinadas que desenvolvem doença grave. Esse número foi de apenas 3% após seis meses, sugerindo que duas doses da Pfizer oferecem proteção adequada, segundo o especialista.