Por G1 SP — São Paulo


Prefeitura monta tendas em 5 pontos da capital para atender pessoas em situação de rua.

Prefeitura monta tendas em 5 pontos da capital para atender pessoas em situação de rua.

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (28) que a estação Dom Pedro 2º, da Linha 3-Vermelha do Metrô, vai funcionar como abrigo para pessoas em situação de rua nos próximos dias, por conta da aproximação de uma onda de frio extremo.

A estrutura montada no local terá capacidade para acolher até 400 pessoas e será destinada apenas a homens. O espaço vai funcionar de quarta (28) até sábado (31), sempre das 20h até as 8h do dia seguinte.

O governo estadual disse ainda que a segurança da região e dentro da estação será reforçada pela Secretaria de Segurança Pública e pela Guarda Civil Metropolitana. Uma equipe do Padre Júlio Lancelotti deve pernoitar no local com os abrigados para auxiliar no processo de acolhimento.

Além da estação, a Pastoral do Povo de Rua, localizada na Luz, Centro de São Paulo, também anunciou na terça (27) que vai abrir as portas de igrejas da cidade para acolher quem não tem casa.

A Casa de Oração do Povo da Rua, na Luz, e a São Miguel Arcanjo, na Mooca, estarão abertas já na noite desta quarta para acolhimento.

Em todo o estado, 2 mil novas vagas temporárias de acolhimento devem ser abertas pelo governo estadual nos próximos três meses, prometeu a secretário de Desenvolvimento Social do governo. O investimento é estimado em 3,7 milhões de reais.

Ações estaduais

A gestão estadual também anunciou a prorrogação da alimentação gratuita em dez unidades do Bom Prato pra pessoas em situação de rua até o final de agosto. Até o final do próximo mês, cafés da manhã, almoços e jantares são oferecidos para este público gratuitamente.

As unidades participantes são:

  • Brás;
  • Capão Redondo;
  • Ferraz de Vasconcelos;
  • Itapevi;
  • Perus;
  • Santana;
  • São José dos Campos;
  • São Mateus;
  • Taboão da Serra;
  • Taubaté.

Prefeitura de São Paulo anuncia operação de emergência para enfrentar o frio extremo

Prefeitura de São Paulo anuncia operação de emergência para enfrentar o frio extremo

Além disso, cobertores térmicos, agasalhos e meias devem ser doados pelo governo estadual para pessoas em situação de rua por conta da frente fria. Segundo Célia Parnes, secretária de Desenvolvimento Social, são 50 mil cobertores distribuídos desde o início do ano até esta quarta (28), além de outros 33 mil que devem ser entregues nos próximos quatro dias.

Doações da iniciativa privada também forneceram 2,3 mil agasalhos e 23 mil pares de meia, segundo a secretária.

Há uma semana, quem mora em Engenheiro Marsilac, no extremo sul de São Paulo, enfrentou -2,3ºC, a menor temperatura registrada na capital nos últimos 17 anos.

A 40 km dali, na Praça da Sé, no Centro, a temperatura mínima foi de 9ºC e, nesta semana, a previsão é a de que uma frente fria histórica traga novos recordes de frio à cidade, com previsão de geada em todo o estado (veja a previsão).

Devido aos alertas meteorológicos, também a partir desta quarta a prefeitura vai montar cinco tendas em pontos estratégicos para a distribuição de sopa, cobertores, agasalhos e kits de higiene em diferentes regiões da cidade.

Operação da prefeitura

Em parceria com o governo estadual, a prefeitura estima criar 3 mil novas vagas em abrigos para a população de rua.

A previsão da administração municipal é fornecer 5.000 pratos de sopa por noite e distribuir 3,2 toneladas de agasalhos e cobertores oferecidos numa parceria com a Cruz Vermelha. Haverá também atendimentos médicos a quem precisar.

Morador de rua se protege do frio Centro da cidade de São Paulo — Foto: Rogério Galasse/Estadão Conteúdo

Veja os locais das tendas:

  • Praça da Sé;
  • Praça Princesa Isabel (Luz);
  • Largo da Concórdia (Mooca);
  • Praça Salim Farah Maluf (Santo Amaro);
  • Praça Miguel Dell’erba (Lapa).

O plano foi anunciado na tarde desta terça em uma reunião entre Ministério Público, vereadores e a prefeitura, que discutiram medidas emergenciais para os próximos dias.

LEIA TAMBÉM

Frio histórico

Uma onda de frio que pode ser a pior de todo o inverno deve atingir a cidade de São Paulo a partir desta quarta-feira (28), derrubando as temperaturas e trazendo possibilidade de geada até mesmo na região metropolitana.

Segundo a meteorologista Daniela Freitas, do Climatempo, o frio intenso deve ser resultado de uma frente fria combinada com uma massa de ar polar.

O vídeo abaixo, de 21 de julho, mostra que moradores do extremo Sul da cidade de São Paulo recorrem ao forno a lenha para se aquecer.

Temperatura de -2,3ºC faz famílias de Marsilac, em SP, a recorrerem a forno a lenha

Temperatura de -2,3ºC faz famílias de Marsilac, em SP, a recorrerem a forno a lenha

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!