metropoles.com

Com alastramento da Delta, Queiroga volta a falar de testagem em massa

Estudos indicam que a variante Delta do novo coronavírus, originária da Índia, é a mais contagiosa entre todas as cepas já sequenciadas

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
teste covid em massa ministerio saude
1 de 1 teste covid em massa ministerio saude - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Em coletiva realizada nesta quarta-feira (21/7), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, voltou a falar em testagem em massa, mas ainda sem informar datas para implementação dessa medida. Na ocasião, o cardiologista adiantou que a pasta contará com a parceria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Queiroga afirmou também que o Ministério da Saúde adotará duas estratégias para combater as variantes, em especial a Delta, que tem colocado o mundo em alerta: vacinação e vigilância.

“Nós precisamos conhecer bem qual é o perfil desses indivíduos: qual é o percentual de pacientes já vacinados com as duas doses da vacina; onde eles estão localizados; e o isolamento dessas pessoas, para evitar que haja uma transmissão comunitária da variante Delta“, ressaltou Queiroga.

A variante

A variante Delta, de acordo com estudos recentes, é a mais contagiosa entre todas as cepas já sequenciadas. Segundo pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS), essa mutação tem transmissibilidade 97% maior do que a cepa original do coronavírus, oriunda da China.

A cepa já está presente em mais de 96 países, é predominante em alguns deles, e preocupa a OMS. A estimativa da entidade é que, em alguns meses, a variante prevaleça em todo o mundo.

Até o momento, alguns casos da Covid-19 causada pela Delta já foram identificados em estados como Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Goiás. No país, foram registrados dois óbitos de pessoas com a cepa: uma gestante de 42 anos no Paraná e um tripulante de 54 anos de um navio chinês atracado no Maranhão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?