Por G1 MA, Rafael Cardoso — São Luís


'Ainda não tô acreditando não, mas parece que foi grande o negócio', brinca Rayssa Leal

'Ainda não tô acreditando não, mas parece que foi grande o negócio', brinca Rayssa Leal

"Vivendo um sonho". É assim que a maranhense Rayssa Leal, a "Fadinha", descreve a sensação de ser a atleta brasileira mais jovem a participar de uma edição dos jogos olímpicos.

A estreia dela nas Olímpiadas de Tóquio aconteceu na madrugada desta segunda-feira (26), uma data especial para a menina que nunca imaginou chegar tão longe em tão pouco tempo. E veio com medalhas: aos 13 anos, Rayssa conquistou a prata no skate street, tornando-se a mais jovem medalhista olímpica do Brasil (assista ao vídeo acima).

Em entrevista após o feito, a garota brincou:

"Parece que foi grande o negócio."

Montagem mostra Rayssa Leal há seis anos, vestida de fada em vídeo que viralizou, e em 2021, ao chegar em Tóquio para as Olimpíadas — Foto: Arquivo Pessoal

Quem é a Fadinha

Tímida e de poucas palavras, Jhulia Rayssa Mendes Leal era mais uma criança que gostava de praticar skate em Imperatriz, no sudoeste do Maranhão, quando seu dom para o esporte apareceu para o mundo, em 2015.

Em um 7 de setembro, aos sete anos de idade, em meio aos colegas, ela insistia em acertar uma manobra conhecida como "heelflip", considerada bem difícil. Após diversas quedas e tentativas, Rayssa enfim teve êxito. O vídeo em que consegue o feito fantasiada de fada azul "viralizou" na internet (veja abaixo).

Na época, o vídeo chegou a ser visto mais de 4,8 milhões de vezes e compartilhado por mais de 60,6 mil usuários. Até Tony Hawk, considerado uma lenda do skate, republicou o vídeo. Como Rayssa, o americano também está no Japão. E, desde a última semana, está "tietando" Rayssa e gravando vídeos dos treinos da garota em Tóquio.

Fada skatista Rayssa Leal mostra habilidades nas pistas

Fada skatista Rayssa Leal mostra habilidades nas pistas

"Há 6 anos ele [Tony] me apresentava pro mundo do skate compartilhando meu vídeo vestida de fadinha, hoje me filmou nas Olimpíadas. Isso tudo é muito incrível, estou vivendo um sonho', publicou Rayssa nas redes sociais após encontrar o ídolo.

Rayssa Leal ficou famosa após um vídeo em que aparece fazendo manobras de skate vestida de fada — Foto: Arquivo pessoal

Inspiração que virou parceria

A inspiração de Rayssa sempre foi a skatista brasileira Leticia Bufoni, uma das maiores esportistas do mundo na modalidade. Em 2015, mesmo ano em que "viralizou" como fadinha, a menina esteve no "Esporte Espetacular" e chorou no primeiro encontro entre as duas (veja abaixo).

Veja os melhores momentos da história da fadinha skatista

Veja os melhores momentos da história da fadinha skatista

Mesmo à distância, já que mora nos EUA, Leticia tem acompanhado a trajetória de Rayssa até aqui. Hoje, as duas são colegas de equipe em Tóquio.

Na abertura das Olimpíadas, em entrevista a Galvão Bueno, a Rayssa falou da relação com sua grande inspiração e sobre como está sendo a convivência nesses dias em Tóquio.

"A Leticia tá sempre me ensinando tudo, está sendo minha companheira aqui. Eu tô super animada, a gente fica brincando na pista, se divertindo bastante e saber que minha ídola está correndo junto comigo é uma emoção muito grande", afirmou.

Rayssa Leal (à esquerda) e Leticia Bufoni — Foto: Tauana Sofia

Títulos e esperança de medalha

Desde o vídeo em Imperatriz, a vida de criança da Rayssa mudou. Disputando competições pelo Brasil e pelo mundo, já são diversos títulos acumulados, incluindo conquistas nacionais e o mais especial até antes da medalha olímpica: a etapa da SLS (Mundial de Skate Street), em Los Angeles, que venceu aos 11 anos. Com o título, Rayssa se tornou a mais jovem atleta a conseguir a façanha.

Um ano depois, Rayssa também foi indicada ao Prêmio Laureus, considerado o Oscar do Esporte.

Rayssa Leal, a 'fadinha do skate', é indicada ao prêmio Laureus

Rayssa Leal, a 'fadinha do skate', é indicada ao prêmio Laureus

Após conseguir a classificação para as Olimpíadas, a skatista chegou a Tóquio como a mais jovem atleta da delegação brasileira.

Em Tóquio, Rayssa competiu na categoria street, que foca em transições em lugares públicos e manobras em mesas, escadas, corrimões de ferro, trilhos e outros objetos urbanos.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!