Por G1


Protesto contra o presidente Jair Bolsonaro, na tarde deste sábado (24), na Avenida Paulista em São Paulo (SP) — Foto: RONALDO SILVA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Manifestantes foram às ruas neste sábado (24) para protestos contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e em defesa da vacinação contra a Covid-19.

Até por volta das 19h20, haviam sido registrados protestos em pelo menos 120 municípios, localizados em 26 estados e o Distrito Federal, incluindo as 27 capitais.

Esta é a quinta vez no ano em que há um dia de protestos pelo país contra o governo Bolsonaro. As demais foram em janeiro, maio, junho e início de julho, sendo que, em janeiro, foi realizada uma carreata.

Manifestantes fazem atos contra Bolsonaro e a favor da vacina nos 26 estados e no DF

Manifestantes fazem atos contra Bolsonaro e a favor da vacina nos 26 estados e no DF

Assim como as manifestações anteriores, os protestos deste sábado ocorreram de forma pacífica. A maioria dos manifestantes usavam máscara como medida de proteção contra o coronavírus. Em alguns momentos, porém, houve aglomeração, apesar dos alertas sobre distanciamento social.

Além do impeachment de Bolsonaro, a pauta dos protestos também incluiu pedido de aumento do valor do auxílio emergencial pago durante a pandemia e mais recursos para educação. Houve manifestações contra a privatização da Eletrobras e dos Correios.

Veja a situação das manifestações pelo país:

São Paulo

VÍDEO: Protesto contra Bolsonaro na Av. Paulista tem bandeiras verde e amarela e do Brasil

VÍDEO: Protesto contra Bolsonaro na Av. Paulista tem bandeiras verde e amarela e do Brasil

Em São Paulo, manifestantes realizaram um ato contra o governo Jair Bolsonaro na Avenida Paulista, região central da cidade de São Paulo.

A concentração começou por volta das 14 horas deste sábado, no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp). A via foi completamente fechada para o trânsito de veículos por volta das 15 horas.

Os manifestantes levaram cartazes com dizeres como "Vamos celebrar a vida: viva a vacina e #ForaBolsonaro", "Amazônia em pé, abaixo Bolsonaro", "Correios ficam, Bolsonaro sai".

O ato também teve grandes faixas com as cores vermelha e preta com os dizeres “Fora Bolsonaro”, além de uma longa bandeira verde e amarela. Carros de som se posicionaram ao longo da Paulista, sendo o principal em frente ao Masp.

VÍDEO: Ato contra Bolsonaro na Avenida Paulista tem confusão e cenas de vandalismo

VÍDEO: Ato contra Bolsonaro na Avenida Paulista tem confusão e cenas de vandalismo

Rio de Janeiro

Vista aérea mostra manifestantes ao longo da avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio — Foto: TV Globo

Manifestantes se reuniram no Centro do Rio de Janeiro em protesto contra o governo Bolsonaro. A grande maioria deles usava máscara facial. O ato foi encerrado por volta das 15h.

A concentração do ato teve início por volta das 10h na Avenida Presidente Vargas, em frente ao monumento em homenagem a Zumbi dos Palmares. De lá, eles seguiram em caminhada rumo à Praça da Candelária.

O ato foi convocado por centrais sindicais e partidos políticos, que formaram um grupo batizado de Bloco Democrático. A pauta de reinvindicações era diversa. O próprio grupo denominou a manifestação como “dia de unir o país em defesa da democracia, da vida dos brasileiros e do fora Bolsonaro”.

A manifestação terminou por volta das 15h. No fim do protesto, a Polícia Militar abordou alguns manifestantes e houve um princípio de tumulto nas imediações do ato.

Um homem foi detido por PMs na Rua Nilo Peçanha e levado para a 5ª DP (Mem de Sá). Em outro momento, os policiais também usaram spray de pimenta para dispersar integrantes do protesto.

VÍDEO: PM lança spray de pimenta contra manifestantes no Rio; homem foi detido

VÍDEO: PM lança spray de pimenta contra manifestantes no Rio; homem foi detido

Distrito Federal

Grupo protesta contra Jair Bolsonaro na Esplanada dos Ministérios — Foto: TV Globo/Reprodução

Em Brasília, o protesto fechou a Esplanada dos Ministérios em Brasília. A concentração começou por volta das 15h deste sábado, no Museu Nacional da República.

O grupo pede o impeachment do presidente, defende mais vacinas contra a Covid-19 e critica a gestão do governo na pandemia. Os participantes também cobram medidas de distribuição de renda, como o aumento do auxílio emergencial.

O grupo iniciou marcha até o Congresso Nacional por volta das 16h30. Em seguida, os manifestantes percorreram a Esplanada dos Ministérios no sentido contrário até o Teatro Nacional e começaram a dispersar por volta das 17h30.

A Polícia Militar acompanha o ato. Até a última atualização desta reportagem, não houve registro de ocorrências.

Minas Gerais

Manifestantes protestam contra governo Bolsonaro em Belo Horizonte — Foto: Thiago Phillip/TV Globo

Em Minas Gerais, houve registro de protesto em Belo Horizonte e em outras cidades, como Governador Valadares e Timóteo. Também teve manifestação em Montes Claros.

Foram levadas bandeiras diversas, como a do Brasil, de movimentos sociais, de partido políticos e do movimento LGBTQIA+. Os manifestantes também exibem um boneco inflável gigante, fazendo alusão a Bolsonro, vestido de morte e portando a faixa presidencial suja de sangue e uma caixa de medicamento nas mãos. O remédio foi chamado de "cloropina”.

Pelo estado, a pauta de reivindicações foi diversa. Além de pedirem o impeachment de Bolsonaro, os manifestantes também protestaram contra a privatização da Eletrobrás e dos Correios e os cortes na área de educação.

Manifestantes protestaram contra o governo em Governador Valadares — Foto: Divulgação

Pernambuco

Manifestantes protestam contra o governo Bolsonaro no Recife, neste sábado (24) — Foto: Priscilla Aguiar/G1

Na capital pernambucana, o protesto contra o governo reuniu manifestantes no Centro do Recife. O ato foi convocado por movimentos sociais e estudantis, partidos políticos e centrais sindicais.

Os manifestantes protestavam pela agilidade na vacinação para prevenir a Covid-19, contra a fome e para pedir ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que dê andamento ao processo de impeachment de Bolsonaro.

Acre

Ato ocorreu na tarde deste sábado (24), em Rio Branco — Foto: Ana Paula Xavier/Rede Amazônica Acre

Em Rio Branco, os manifestantes se posicionaram contra as privatizações dos serviços públicos, contra os cortes na educação, em defesa dos povos originários, pela celeridade na vacinação contra a Covid-19 e pelo impeachment de Jair Bolsonaro.

A concentração começou por volta das 15h, na Gameleira, com a participação de entidades sindicais, partidos políticos e movimentos sociais e movimentos universitários. Os manifestantes usaram máscaras de proteção.

A caminhada começou às 16h30. O trajeto incluiu a passarela Joaquim Macedo, depois a avenida Epaminondas Jácome e terminou em frente ao Palácio do governo, por volta das 19h.

Alagoas

Ato contra o presidente Jair Bolsonaro é realizado em Maceió

Ato contra o presidente Jair Bolsonaro é realizado em Maceió

Os atos começaram por volta das 9h30 e foram realizados em Maceió e também no interior, em Arapiraca, Palmeira dos Índios, União dos Palmares e Delmiro Gouveia.

Em Maceió, o ato foi encerrado por volta das 13h30.

Amapá

Manifestantes fazem ato por ruas do Centro de Macapá contra Bolsonaro e a favor da vacinação — Foto: Reprodução/Internet

Em Macapá, manifestantes fizeram ato no centro da cidade. A concentração começou por volta das 16h na Praça da Bandeira, na Avenida Fab, uma das principais vias da capital. De lá, os manifestantes caminharam até a praça Floriano Peixoto.

Participantes usaram máscaras e mantiveram distanciamento de 1,5 metros durante o ato.

O ato pacífico terminou por volta de 18h. Estavam presentes integrantes de partidos políticos, movimentos sociais e também cidadãos da sociedade civil.

Amazonas

Manifestantes protestam contra Bolsonaro e Wilson Lima em Manaus — Foto: Eliana Nascimento/G1 AM

Em Manaus, os manifestantes se concentraram às 15h na Praça da Saudade, centro da capital. Além de Bolsonaro, os movimentos sociais também criticam o governo Wilson Lima durante a pandemia da Covid-19.

O grupo saiu da praça e percorreu as principais ruas do centro, como as avenidas Epaminondas, Eduardo Ribeiro e Dez de Junho. O destino da manifestação foi o Largo São Sebastião, onde o evento foi encerrado às 17h.

Os participantes usaram máscaras e a maioria respeitou o distanciamento social recomendado.

Bahia

Protesto em Salvador contra o presidente Jair Bolsonaro — Foto: Divulgação/SINDJUFE-BA

Manifestantes também foram às ruas protestar contra o governo Bolsonaro e em defesa da vacinação contra a Covid-19 em Salvador e outras cidades baianas.

A Bahia registra, desde o início da pandemia, 25.457 mortes por Covid-19. Já são 1.182.673 casos confirmados da doença no estado.

Ceará

Manifestantes pedem impeachment de Bolsonaro e vacinas contra Covid-19 em protesto em Fortaleza. — Foto: Thiago Gadêlha

Em Fortaleza, a concentração ocorreu na Praça Portugal, no Bairro Aldeota, de onde os participantes seguiram para a Praia de Iracema. Pela manhã, também houve protesto em Juazeiro do Norte, no Sul do Ceará.

As pessoas começaram a se reunir na Praça Portugal, na capital, no início da tarde. Além de o protesto pedir o impeachment do presidente Jair Bolsonaro, os manifestantes querem mais vacinas contra a Covid-19. O ato deve terminar no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Em Juazeiro do Norte, no Sul do Ceará, a manifestação ocorreu de 8h às 11h, com um percurso que começou na praça da prefeitura e seguiu até a Praça Padre Cícero.

O ato foi convocado por movimentos sociais, sindicatos e teve participação de manifestantes independentes, segundo a organização. Entre as reivindicações estavam pautas nacionais, como o impeachment do presidente e o avanço da vacinação.

Espírito Santo

Manifestantes fecham avenida em manifestação contra governo Bolsonaro em Vitória, ES — Foto: Rodrigo Gavini/ Rede Gazeta

Em Vitória, a concentração para o ato teve início por volta de 14h, na praça do bairro Jucutuquara. De lá, os manifestantes seguiram para a Praça do Papa, na Enseada do Suá.

A manifestação terminou por volta de 17h. Os participantes pediam o impeachment de Bolsonaro, mais recursos para educação e também houve manifestações contra a privatização dos Correios.

A manifestação foi convocada por partidos políticos, sindicatos e movimentos estudantis. A maioria dos manifestantes usava máscara e houve registro de aglomeração.

Goiás

Manifestantes em ato contra o presidente Jair Bolsonaro em Goiânia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Em Goiânia, o protesto começou por volta de 9h, na Praça do Trabalhador, no Setor Central, e se encerrou por volta das 12h, na Praça da Bíblia. O protesto foi organizado por estudantes e centrais sindicais.

Assim como em manifestações semelhantes realizadas em outras datas, os protestos ocorreram de forma pacífica. A maioria dos manifestantes usava máscara como medida de proteção contra o coronavírus. Em alguns momentos, porém, houve aglomeração, apesar dos alertas sobre distanciamento social.

Maranhão

Manifestantes realizam ato contra presidente Jair Bolsonaro pela Rua Rio Branco em São Luís — Foto: Cainã Oliveira/Grupo Mirante

Em São Luís, a concentração aconteceu por volta das 9h, na Praça Deodoro, situada na região central da cidade, onde faixas e cartazes pediam ampliação da vacinação contra a Covid-19, comida no prato, educação de qualidade, além do impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

As manifestações tiveram início às 10h17 e foram encerradas às 11h41.

Medidas sanitárias como o uso de máscaras foram utilizadas pelos manifestantes, mas em alguns momentos o distanciamento social não foi respeitado e houve aglomeração.

A manifestação foi convocada pelo partido PSTU com o apoio de entidades sindicais, partidos políticos, movimentos estudantis e organizações. Os manifestantes gritaram palavras de ordem como fascismo, corrupção na compra de vacinas e o aumento no gás e também dos alimentos.

Mato Grosso

Manifestação se concentra na Praça Alencastro, em Cuiabá — Foto: Assessoria Adufmat

Assim como as manifestações anteriores, os protestos deste sábado ocorreram de forma pacífica. A maioria dos manifestantes usavam máscara como medida de proteção contra o coronavírus.

Pela manhã, também houve manifestações em Cuiabá e em outras cidades de Mato Grosso, como Cuiabá, Barra do Garças, Juína, Rondonópolis e Tangará da Serra.

Mato Grosso do Sul

Protesto contra Jair Bolsonaro, em Campo Grande — Foto: Carla Salentim/TV Morena

Em Campo Grande, manifestantes com faixas e cartazes se concentraram em uma praça na área central e depois seguiram em carreata pelas principais ruas durante a manhã deste sábado. No movimento, representantes de diversas classes trabalhadoras.

Em Corumbá, a 415 quilômetros de Campo Grande, o grupo ficou concentrado na praça Jardim da Independência, no Centro. Também houve manifestação em Jardim.

Pará

Manifestação contra presidente Bolsonaro percorre ruas de Belém

Manifestação contra presidente Bolsonaro percorre ruas de Belém

Em Belém, a passeata saiu por volta das 8h30 da manhã da Praça da República no centro de Belém e seguiu até o Mercado de São Brás. Com faixas, o grupo protestou em defesa da vacina, emprego, pela volta do auxílio emergencial de R$ 600 e ações contra a fome.

O protesto foi acompanhado pela Polícia Militar. Manifestantes usaram máscaras durante o ato, mas imagens registram aglomeração de pessoas.

Paraíba

Protesto contra Jair Bolsonaro em João Pessoa, na Paraíba, neste sábado (24) — Foto: Lara Brito/G1 Paraíba

Pelo menos cinco cidades paraibanas registraram atos contra o presidente da República Jair Bolsonaro. Os atos foram registrados na capital João Pessoa, em Campina Grande, no Agreste, e em Patos, Cajazeiras e Sousa, no Sertão da Paraíba.

Em João Pessoa, os manifestantes se concentraram no Mercado Público de Mangabeira, de onde saíram em passeata, empunhando faixas e cartazes com críticas ao presidente Jair Bolsonaro. Eles saíram com destino à Praça da Paz, nos Bancários, onde realizaram mais manifestações.

Piauí

Manifestação em Teresina pede impeachment de Bolsonaro, mais vacinas e auxílio de R$ 600 — Foto: Naftaly Nascimento / G1 PI

Em Teresina, a concentração começou por volta de 8h na Praça Rio Branco, no Centro da cidade. Em seguida, às 10h, eles saíram em caminhada pelas ruas do Centro, com cartazes e carros de som.

O grupo passou por diversas ruas do centro e por volta das 10h30 chegou à sede do executivo estadual, o Palácio de Karnak. Depois, seguiu rumo à avenida Frei Serafim, a principal via da capital, que ficou parcialmente interditada no sentido Centro-Leste. Os manifestantes deixaram livre a faixa de passagem de ônibus.

Paraná

Em Curitiba, o protesto ocorreu durante a tarde e foi convocado por partidos de oposição ao governo, sindicatos e movimentos sociais — Foto: Rafael Trindade/RPC

Em Curitiba, o protesto ocorreu durante a tarde e foi convocado por partidos de oposição ao governo, sindicatos e movimentos sociais. Os manifestantes se reuniram na Praça Santos Andrade, no Centro da capital.

A maioria respeitou o distanciamento social e usou máscara. Eles ocuparam parte da praça com faixas e bandeiras.

Também houve protestos contra Bolsonaro em cidades do interior, como Guarapuava, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Maringá, Londrina, Umuarama e Cascavel.

Os protestos foram pacíficos e os manifestantes percorreram vias com cartazes pedindo mais vacinas e o impeachment do presidente.

Rio Grande do Norte

Em Natal, manifestantes protestaram contra o presidente Jair Bolsonaro — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

Houve protesto em pelo menos três cidades do Rio Grande do Norte: Natal, Parnamirim e Caicó. Atos também cobraram mais vacinas contra a Covid-19.

Em Natal a concentração começou às 15h na esquina das avenidas Salgado Filho e Nevaldo Rocha. Por volta das 16h os manifestantes saíram em caminhada em direção à Praça de Mirassol.

Os manifestantes usavam máscaras de proteção e também houve distribuição de máscaras do tipo PFF2, que têm maior eficácia na proteção contra a Covid, e de álcool a 70% para os participantes.

Apesar das orientações dos organizadores no carro de som, imagens mostram que houve aglomerações em alguns momentos do protesto.

Rio Grande do Sul

Manifestação contra Bolsonaro no Centro de Porto Alegre — Foto: Reprodução/RBS TV

Em Porto Alegre, os manifestantes se reuniram às 15h em frente à prefeitura e saíram em passeata pelas ruas do Centro Histórico até o Largo Zumbi dos Palmares, onde deve encerrar a manifestação no entardecer. Na série de pautas levantadas estavam desde as denúncias de corrupção do governo federal e do atraso na compra de vacinas até críticas à Reforma Administrativa e ao teto de gastos.

Uma reprodução de um gado na cor branca com a faixa verde e amarela foi exposta para que as pessoas escrevessem os motivos de sua manifestação. Depois, ele saiu puxados por dois manifestantes pelas ruas.

Manifestações contra Bolsonaro foram expressas em uma reprodução de um gado — Foto: Reprodução/RBS TV

A maioria das concentrações respeitou o distanciamento entre as pessoas e quase todos os manifestantes usavam máscaras. Porém, em alguns casos, foram registradas aglomerações e uso errado dos equipamentos de proteção individual.

Rondônia

Manifestantes fizeram protesto em Porto Velho — Foto: Reprodução

Manifestantes fizeram um protesto no fim da manhã deste sábado na Zona Leste de Porto Velho. Eles pediram a saída do presidente Jair Bolsonaro, do vice, Hamilton Mourão, e de generais que ocupam cargos no Poder Executivo em Brasília. O grupo também pediu por mais vacina contra o coronavírus.

Roraima

Ato exige retirada do garimpo ilegal em Roraima — Foto: Marcos Cadidé/Rede Amazônica

Manifestantes foram às ruas de Boa Vista para protestar contra o governo Bolsonaro e o garimpo ilegal em Roraima. O ato foi convocado por movimentos socais e estudantis, partidos políticos e centrais sindicais.

O ato também foi em favor da educação, do impeachment do presidente e em defesa da vacinação contra a Covid no país. Eles também pediram erradicação da fome e da pobreza.

Manifestantes na praça Augusto Germano Sampaio, em Boa Vista, capital de Roraima — Foto: Marcos Cadidé/Rede Amazônica

Santa Catarina

Manifestação contra o presidente em Criciúma, no Sul de Santa Catarina — Foto: Giovane Marcelino/Divulgação

Cidades de Santa Catarina também tiveram manifestações favoráveis à vacinação mais rápida contra a Covid-19 e ao impeachment do presidente da República. Os atos ocorreram em Joinville e Jaraguá do Sul, no Norte, e em Criciúma, no Sul catarinense.

Sergipe

Manifestantes passam pelo Bairro Jardins , em Aracaju. — Foto: Michele Costa/ TV Sergipe

Em Aracaju, o ato começou por volta das 15h, com concentração na praça do Conjunto Leite Neto, no Bairro Grageru, onde grupos com bandeiras e faixas também se mostraram contrários ao avanço da fome no país e a reforma administrativa.

Os manifestantes seguiram em caminhada pelas ruas da cidade, passando pelo Bairro Jardins. O encerramento está marcado para acontecer na praia Formosa, no Bairro Treze de Julho.

Tocantins

Ato contra Bolsonaro é realizado em Taquaralto, região sul de Palmas — Foto: Alexandre Peara

Também houve ato contra em Palmas. Em Taquaralto, região sul da capital do Tocantins, os manifestantes também pregaram cruzes, às margens da avenida Tocantins, a mais movimentada da região, em homenagens às vítimas da Covid. A manifestação foi convocada e divulgada nas redes sociais. O grupo se concentrou às 8h.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!