TSE pede ao STF que Bolsonaro seja investigado por declarações sobre fraude

Solicitação será encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news

Bolsonaro declarou em diversas ocasiões que houve fraude nas eleições de 2014 e 2018
Copyright Sérgio Lima/Poder360 - 5.nov.2019

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou nesta 2ª feira (2.ago.2021), por unanimidade, o envio de uma notícia-crime ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pelas declarações de que houve fraude nas eleições de 2014 e 2018. A Corte também aprovou a abertura de inquérito administrativo para apurar “ataques” ao sistema eleitoral.

Grosso modo, a notícia-crime funciona como uma espécie de boletim de ocorrência: uma pessoa ou instituição — no caso concreto, o TSE — informa que determinado crime pode ter sido cometido, e as autoridades decidem se vão ou não autorizar a investigação.

A notícia-crime foi encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news no Supremo. Se o magistrado aceitar a representação, Bolsonaro passa a ser investigado.

O pedido se refere à live feita pelo presidente na última 5ª feira (29.jul.2021). Bolsonaro havia prometido apresentar “prova bomba” sobre supostas fraudes nas eleições de 2014 e 2018. Em vez disso, disse que tinha apenas indícios de irregularidades e repetiu uma série de notícias falsas já desmentidas.

“Encaminho a V. Exa. link do pronunciamento do Exmo Sr. presidente da República, realizado no dia 28.07.2021, para fins de apuração de possível conduta criminosa realizada ao objeto do Inquérito nº 4.781/DF, em trâmite no Supremo Tribunal Federal, sob a relatoria de Vossa Excelência”, diz o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE,  no pedido enviado a Moraes. Eis a íntegra (63 KB).

INQUÉRITO

Já o inquérito administrativo foi proposto pelo ministro Luís Felipe Salomão, corregedor-geral da Justiça Eleitoral. O procedimento busca apurar se “ataques contra o sistema eletrônico de votação” podem configurar abuso do poder econômico e político, uso indevido dos meios de comunicação social, corrupção, fraude, condutas vedadas a agentes públicos e propaganda extemporânea.

“O inquérito administrativo compreenderá ampla dilação probatória, promovendo-se medidas cautelares para colheita de provas, com oitivas de pessoas e autoridades, juntada de documentos, realização de perícias e outras providências que se fizerem necessárias para a adequada elucidação dos fatos”, diz trecho da portaria aprovada pelo TSE.

A medida não tem somente Bolsonaro como alvo específico, podendo incluir qualquer pessoa que tenha cometido os crimes nela listados. Eis a íntegra da portaria(28 KB).

 

autores