Rio Saúde do Rio

Após ameaça de suspensão da vacinação contra a Covid-19, Ministério da Saúde anuncia o envio de 416 mil doses ao Rio

Montante será destinado a todo o Estado. Pelas redes sociais, prefeito Eduardo Paes comemorou a decisão e garantiu a manutenção do calendário: vacinas chegam até as 21h deste domingo
Museu do Catete: vacinação no Rio teve horário alterado neste sábado após atraso na entrega de doses Foto: FABIANO ROCHA / Agência O Globo
Museu do Catete: vacinação no Rio teve horário alterado neste sábado após atraso na entrega de doses Foto: FABIANO ROCHA / Agência O Globo

RIO — Após o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciar, na manhã deste sábado (7), que o Rio poderia suspender novamente a campanha de vacinação contra a Covid-19 caso o governo federal não entregasse os imunizantes em estoque ainda neste domingo (8), o Ministério da Saúde anunciou que mais 416 mil doses chegarão ao Estado do Rio ainda hoje. Pelas redes sociais, por volta de meio-dia, o prefeito Eduardo Paes afirmou que as vacinas já estavam a caminho do Rio, o que garante a manutenção do calendário de vacinação da semana, que contempla jovens de 21 a 26 anos.

A reserva de imunizante para a primeira dose terminou ontem, segundo Soranz. Com previsão de que a nova remessa chegue ao Estado do Rio até as 21h, a Secretaria Municipal de Saúde realizará a retirada das doses na Central Estadual de Abastecimento, em Niterói, ainda esta noite. No Twitter, o prefeito Eduardo Paes agradeceu ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pela nova remessa de vacinas:

Segundo a secretaria estadual de Saúde, a previsão é de que cheguem, nesta noite, 285.460 doses da Pfizer e 129.600 da Coronavac na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da pasta, em Niterói. A pasta disse ainda não ter recebido informe técnico do Ministério da Saúde sobre quantas doses são destinadas para a primeira e para a segunda aplicação.

Diz ainda que a liberação das doses para o município do Rio ocorre ainda nesta noite, às 22h. Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí realizam a retirada de seus lotes na manhã de segunda-feira, a partir das 8h, na CGA. Para as demais cidades, a entrega será realizada na manhã de terça-feira.

Ontem, Marcelo Queiroga, publicou numa social que o Estado do Rio "receberá 5% a mais de vacinas" para contenção do avanço da variante delta , cepa que já é responsável por quase a metade das contaminações na capital fluminense. Hoje, a pasta informou que haverá uma compensação gradual dos quantitativos de vacinas enviados de modo complementar.

Leia mais: Vacinação no Rio começa mais tarde com movimentação intensa e filas nos postos

Nesta semana, segundo o governo federal, o Estado do Rio recebeu 994,4 mil doses da vacina. A última entrega, de 690 mil doses, foi realizada na sexta-feira. Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, o Ministério da Saúde afirma que enviou mais de 15 milhões de doses para o Estado do Rio.

Neste domingo, Queiroga disse que não há represamento de vacinas e que os antígenos podem faltar "eventualmente", caso as secretarias locais não façam reservas de doses, mas não por falta de encaminhamento do ministério:

— Assim que (a vacina) chega (no Brasil), a gente procura liberar. Eventualmente, quando a velocidade de vacinação no município é grande, pode ser que um dia falte dose.

Veja abaixo a previsão da vacinação para esta semana nas cidades da Região Metropolitana do Rio:

Rio de Janeiro

Na capital, o processo de vacinação seguirá da seguinte forma ao longo da semana: segunda-feira (9): homens e mulheres de 26 anos; terça-feira (10): 25 anos; quarta-feira (11): 24 anos; quinta-feira (12): 23 anos; sexta-feira (13): 22 anos; e sábado (14): 21 anos. A repescagem será realizada entre os dias 19 e 21 de agosto.

Pessoas com Deficiência (PcD), com 50 anos ou mais, gestantes e puérperas podem receber a primeira dose em qualquer dia do calendário, no período da tarde. A Secretaria municipal de Saúde informou que recebeu, na sexta-feira, 223.868 doses de vacinas contra a Covid-19, o que é insuficiente para cobrir a vacinação na segunda-feira.

São Gonçalo

Segundo a prefeitura, 24.770 doses da Astrazeneca e 23.388 da Pfizer foram recebidas neste sábado, não havendo, portanto, falta de vacinas nem para a primeira e nem para a segunda dose. A aplicação do imunizante continua para toda a população com mais de 18 anos nesta segunda-feira.

As grávidas que tomaram Astrazeneca vão receber a segunda dose da Pfizer ou Coronavac. No município, só as grávidas, puérperas e lactantes têm exclusividade para tomar a vacina da Pfizer. Pessoas com comorbidades, doenças neurológicas crônicas e deficiência permanente também podem tomar esta vacina, mas sem exclusividade. Para poder escolher o imunizante, deve-se apresentar laudo médico indicando a necessidade da aplicação de vacina específica.

Duque de Caxias

Em Duque de Caxias, a prefeitura vai realizar, nesta segunda-feira, um mutirão de vacinação com a primeira dose, para quem tem entre 20 e 22 anos, em 26 pontos espalhados nos quatro distritos do município. A segunda dose para faltosos acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, no Centro Municipal de Saúde (CMSDC): Av. General Gurjão, s/n, Centro.

A prefeitura diz ainda que não há falta de vacinas no município: para aplicação da primeira dose, recebeu ontem 12.468 doses da Pfizer, 8.570 da Astrazeneca, e 2.045 da Janssen. Para segunda dose, foram entregues 5.850 doses da Pfizer e 5.520 da Astrazeneca.

São João de Meriti

A prefeitura afirma que não há falta de vacinas no município, e que a estimativa de data para chegada de mais doses, quantidade e distribuição depende do Ministério da Saúde.

Na segunda-feira, será a vez de mulheres a partir de 32 anos e, na terça, dos homens da mesma idade. Quarta e quinta, respectivamente, serão destinados a mulheres e homens a partir de 31 anos. Na mesma ordem, na sexta e no sábado serão vacinados mulheres e homens a partir dos 30 anos. A repescagem, para homens e mulheres, será realizada no sábado, na Paróquia Nossa Senhora da Glória, na Rua Dinorá Silva 4, Jardim Meriti.

Nova Iguaçu

O município também garante que não sofre com falta de doses, e que a previsão é de que uma nova remessa chegue na quarta-feira.

Serão vacinados, nesta segunda e terça-feira, pessoas com 29 anos. Na quarta e na quinta, será a vez dos jovens com 28 anos. Na sexta, recebem o imunizante homens e mulheres com 27. No sábado, será o dia da repescagem.

Niterói

Nesta segunda-feira e terça-feira serão vacinadas contra a Covid-19 pessoas a partir de 24 anos e, na quarta-feira e quinta-feira, pessoas a partir de 23 anos. Na sexta-feira e no sábado, é a vez daqueles com idade a partir de 22 anos. A prefeitura também afirma que não há falta de doses no município. Pelo calendário, a previsão é que até o próximo dia 24 toda a população acima de 18 anos tenha sido vacinada.

Desde o último dia 30, para evitar a ação dos "sommeliers", quem deixou de ir a um dos postos de vacinação de Niterói no dia estipulado no calendário perdeu a vez e passou para o fim da fila. Sendo assim, os faltosos precisarão esperar até que eventuais repescagens sejam agendadas pela secretaria municipal de Saúde.

Campos dos Goytacazes

A prefeitura afirma que, neste sábado, o governo estadual entregou ao município 12.150 doses da Pfizer (7.470 para a primeira dose e 4.680 para a segunda) e 11.400 da AstraZeneca (5.140 para a primeira dose e 6.260 para a segunda), totalizando 23.550 doses.

A aplicação da vacina será feita da seguinte forma: nesta segunda-feira, homens e mulheres com 25 anos e mulheres com 24 anos; na terça, homens com 24 anos e homens e mulheres com 23; na quarta, pessoas com 22 anos; na quinta, pessoas com 21 anos; e na sexta-feira, pessoas com 20 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a repescagem na cidade atualmente está sendo feito por agendamento on-line e retirada de senha para pessoas com 30 anos ou mais