TIMES

Por João Gabriel Rodrigues — Tóquio, Japão


Medalha de bronze para o Brasil! Vitória de Mayra Aguiar por ippon no judô 78kg

Medalha de bronze para o Brasil! Vitória de Mayra Aguiar por ippon no judô 78kg

A história que Mayra Aguiar queria contar se encaixou à perfeição ao tatame montado no Budokan. No maior templo do judô mundial, a brasileira se mostrou gigante. No início da noite desta quinta-feira, Mayra escreveu de vez seu nome no rol dos maiores atletas olímpicos do país ao conquistar o bronze na categoria até 78kg nas Olimpíadas de Tóquio. Ao vencer a sul-coreana Hyunji Yoon, garantiu seu terceiro bronze olímpico.

Mayra Aguiar sobe ao pódio para receber medalha de bronze no judô 78kg

Mayra Aguiar sobe ao pódio para receber medalha de bronze no judô 78kg

O feito de Mayra é histórico em diversos sentidos. A judoca se torna a primeira brasileira a conquistar três medalhas olímpicas em um esporte individual: antes de Tóquio, já havia subido ao pódio em Londres 2012 e Rio 2016. É, também, a primeira a fazer isso em três Olimpíadas em sequência.

Mayra Aguiar exibe a medalha de bronze conquistada na categoria até 78kg — Foto: REUTERS/Sergio Perez

Mayra também chega ao topo do esporte que mais deu medalhas ao Brasil em Olimpíadas. O judô soma 24 pódios em Olimpíadas. Mayra tem três, mais do que qualquer outro no país.

- Não estou conseguindo falar, estou emocionada. Acho que é a conquista mais importante para mim. Foram difíceis os últimos tempos, bem difíceis, tem que superar, superar de novo e de novo. Não aguentava mais fazer cirurgia, ainda mais no momento que vivemos, tive medo, angústia. Mas continuei. Dar o nosso melhor vale a pena - desabafou a judoca em entrevista na zona mista à TV Globo.

Na luta que decidiu o bronze, Mayra estudou com paciência o jogo da rival. Com menos de um minuto de luta, as duas tomaram shidos em punição por falta de combatividade. Logo depois, Mayra levou a sul-coreana ao chão, imobilizou com um kuzure-kami-shiho-gatame por 20 segundos e garantiu a medalha histórica.

Mayra Aguiar (dir.) posa com as demais medalhistas no pódio do judô até 78kg em Tóquio — Foto: Chris Graythen/Getty Images

Emocionada, Mayra agradeceu à família e aos treinadores pelo apoio que a empurrou a vencer a luta.

- Muito importante para mim. Não conseguiria nada sem minha família, me apoiaram em tudo e estavam comigo nos momentos mais complicados. Obrigada por me apoiar, por me aguentar, eu sou bem chata às vezes. Energia boa. TPM, cansada, com dor, estava comigo. Meus técnicos, apoio, todos. Que me fazem levantar todos os dias. Obrigada por estarem ali. Beijo para o seu Moacir. Me fez amar luta no chão. Pensei: "Não vou soltar, tenho potencial para ganhar essa luta". Beijão a todos. Obrigada de coração - disse.

Mayra Aguiar se emociona ao lembrar período difícil: "Acho que é a conquista mais importante"

Mayra Aguiar se emociona ao lembrar período difícil: "Acho que é a conquista mais importante"

Mayra era a maior esperança de medalha do judô brasileiro no dia. Outro judoca do país a ir ao tatame nesta quinta, Rafael Buzacarini caiu na estreia e foi eliminado.

Mayra Aguiar chora emocionada ao deixar o tatame: terceira medalha olímpica na carreira — Foto: Reuters/Sergio Perez

O caminho até o bronze

Mais cedo, na estreia, Mayra venceu a israelense Inbar Lanir por ippon. Mayra começou a luta de forma agressiva. A brasileira partiu ao ataque contra a israelense e buscou o confronto a todo o momento. Em 40 segundos, levou Inbar ao chão. Com um belo ippon, garantiu a vaga nas quartas de final e manteve o sonho de subir ao pódio mais uma vez.

Respeita ela! Mayra Aguiar consegue Ippon e avança no judô até 78kg

Respeita ela! Mayra Aguiar consegue Ippon e avança no judô até 78kg

Depois, porém, Mayra Aguiar deu adeus à briga pelo ouro nas Olimpíadas de Tóquio. A judoca gaúcha perdeu por wazari no Golden Score para a alemã Anna-Maria Wagner, atual campeã mundial, caindo para a repescagem nos Jogos.

Mayra Aguiar leva golpe no golden score e perde para alemâ nas quartas de final do judô

Mayra Aguiar leva golpe no golden score e perde para alemâ nas quartas de final do judô

Na repescagem, Mayra viu Aleksandra Babintseva tomar a atitude no início da luta,. A brasileira, porém, marcou firme cada passo da rival. As duas tomaram shido em punição por falta de combatividade a dois minutos do fim. Foi quando Mayra assumiu o controle da luta. A brasileira quase levou a rival ao chão logo na sequência. Não demorou muito para garantir a vitória. A russa tomou mais duas punições e foi desclassificada, abrindo o caminho para que Mayra buscasse o bronze.

Japão leva o ouro no masculino e feminino

Pela segunda vez nas Olimpíadas de Tóquio 2020, os japoneses saíram com os dois ouros disputados no dia no judô. No peso-meio-pesado feminino (até 78kg), Shori Hamada superou a líder do ranking Madeleine Malonga, da França, para sair campeã, e no peso-meio-pesado masculino (até 100kg), o japonês Aaron Wolf também aplicou ippon contra o sul-coreano Guham Cho para ficar com o ouro.

Shori Hamada (dir.) observa Madeleine Malonga (esq.) após conseguir o ippon na final — Foto: REUTERS/Annegret Hilse

A hegemonia japonesa no judô em Tóquio 2020 é espantosa. Das seis categorias disputadas até aqui, o Japão foi ouro em cinco entre os homens e três entre as mulheres. Não houve um dia de disputas no Budokan sem uma medalha de ouro japonesa; no total, são 10 medalhas conquistadas no judô, sendo oito ouros, uma prata e um bronze. Mais da metade das medalhas de ouro do Japão nos Jogos (15) são do judô.

Confira como ficaram os pódios:

Até 78kg feminino:

🥇 Shori Hamada (JAP)
🥈 Madeleine Malonga (FRA)
🥉 Mayra Aguiar (BRA)
🥉 Anna-Maria Wagner (ALE)

Até 100kg masculino:

🥇 Aaron Wolf (JAP)
🥈 Guhan Cho (COR)
🥉 Jorge Fonseca (POR)
🥉 Niiaz Iliasov (ROC)

Mais do ge

Modalidade que vai contar com sete brasileiros tem regras e pontuação diferentes das quadras; veja

Handebol de areia em Paris-2024: entenda como funciona e quem vai participar da exibição

Projeto de construção foi um dos pontos mais controversos da realização do surfe nos Jogos Olímpicos deste ano devido às obras impactarem na barreira de coral da praia

Nova torre de observação é erguida em Teahupoo para o surfe olímpico - Programa: ge.globo

Brasil busca recorde de medalhas em Paris baseado em atletas que estão há alguns ciclos olímpicos entre os melhores do mundo; calouros com chances de pódio são exceção

Principais chances de medalha do Brasil são veteranos de Olimpíadas; veja análise - Programa: ge.globo

Equipe carioca acaba com sequência de três vitórias seguidas do Tricolor por 83 a 79

Botafogo vence São Paulo com cesta decisiva a 5 segundos do fim - Programa: ge.globo

Acompanhe noticiário de esportes olímpicos, automobilismo, MMA e outras lutas

ge ganha canais no WhatsApp de esportes olímpicos, automobilismo e lutas; veja como participar

Rayan Dutra está classificado para as Olimpíadas na ginástica de trampolim; no vôlei de praia, Arthur e Evandro são campeões da etapa do Recife do Circuito Mundial

Vaga olímpica na ginástica de trampolim e título na praia marcam semana - Programa: ge.globo

Ginasta para na semifinal da etapa de Cottbus da Copa do Mundo, mas se mantém na zona de classificação para os Jogos de Paris

Rayan Dutra garante vaga para o Brasil no trampolim das Olimpíadas - Programa: ge.globo

Brasileiras apostam em nova coreografia com homenagens ao samba, ao funk, à caipirinha e a Rebeca Andrade e vão à final da etapa de Atenas da Copa do Mundo de ginástica rítmica

Conjunto do Brasil estreia série com tributo a Pelé e Gisele Büdchen - Programa: ge.globo

Sou do Esporte lança estudo de oito meses que pretende analisar impacto do esporte no consumo do brasileiro

Projeto pioneiro vai calcular PIB do esporte brasileiro

Classificado para Paris 2024, atleta diz que quer estar 100% até as Olimpíadas

Chumbinho desabafa sobre acidente: "Não quero ser o mesmo surfista que era" - Programa: ge.globo