COB vai à Justiça contra CBF por time de futebol não usar agasalho no pódio

Jogadores da seleção brasileira descumpriram regra ao não usar marca chinesa. Peak quer punição

Ao receberem a medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio, jogadores da seleção brasileira de futebol masculino amarraram suas jaquetas na cintura, e subiram no pódio com a camisa de jogo, com a marca da Nike
Copyright Reprodução/Instagram - 7.ago.2021

O diretor de Esportes do COB (Comitê Olímpico do Brasil), Jorge Bichara, disse neste domingo (8.ago.2021), em entrevista a jornalistas, que o comitê vai acionar a esfera jurídica para analisar o caso da seleção brasileira de futebol, que deixou de usar o agasalho oficial do Time Brasil, da marca chinesa Peak, no pódio das Olimpíadas de Tóquio. O grupo recebeu medalha de ouro na modalidade.

O COB está satisfeito com o desempenho do futebol, conquistamos o bicampeonato olímpico. Estamos extremamente satisfeitos com a performance da equipe, mas lamentamos a atitude dos atletas no pódio. Lamentamos a atitude da Confederação Brasileira de Futebol na condução do caso. Agora, ele sai da esfera esportiva e entra em uma esfera jurídica que vai ser inserida pela área jurídica”, disse ao fazer balanço do COB em Tóquio.

Segundo o presidente do COB, Paulo Wanderley, apesar do episódio, os jogadores de futebol da seleção olímpica receberão a premiação prometida pelo comitê em caso de medalha: R$ 750 mil.

“Não sabemos de onde partiu essa situação. Mas, quando viemos para cá, estabelecemos um critério e ele será mantido. Ganhou medalha, terá premiação. Se terão ou não outras consequências, só saberemos depois da nossa ação específica relacionada ao tema”, disse Wanderley.

Mais cedo, em nota, o COB repudiou a atitude de CBF e dos jogadores em cerimônia do pódio olímpico. O comitê disse ainda que tornará públicas as medidas que serão tomadas em relação ao ocorrido após os Jogos.

Eis a íntegra da nota:

“O Comitê Olímpico do Brasil repudia a atitude da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e dos jogadores da seleção de futebol durante a cerimônia de premiação do torneio masculino. No momento, as energias do Comitê estão totalmente voltadas para a manutenção dos trabalhos que resultaram na melhor participação brasileira na História das Olimpíadas. Por este motivo, apenas após o encerramento dos Jogos o COB tornará públicas as medidas que serão tomadas para preservar os direitos do Movimento Olímpico, dos demais atletas e dos nossos patrocinadores.”

O QUE DIZ A PEAK

A empresa chinesa Peak, patrocinadora do COB (Comitê Olímpico do Brasil) e fornecedora das roupas da delegação nacional nos Jogos Olímpicos de Tóquio, criticou neste domingo (8.ago) o fato de os jogadores da seleção brasileira de futebol subirem ao pódio e receberem a medalha de ouro no sábado (7.ago.2021) sem o agasalho oficial da marca.

No Instagram, a Peak negou rumores de que a Nike, parceira da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), seria sua subsidiária.

“Parabenizamos o time brasileiro de futebol. No entanto, esperamos que este confronto não esteja nas manchetes amanhã. Confirmamos que se trata de um boato a informação de que a Peak é uma marca secundária da Nike e que fazemos parte da mesma companhia. Somos empresas diferentes, e não existia nenhuma intenção de que houvesse uma combinação das camisas da Nike com as calças de pódio da Peak, isso é um rumor maluco”, diz a empresa em post em inglês.

A empresa chinesa pediu ainda a adoção de providências sobre o caso e disse que alguém precisa ser responsabilizado.

“Alguém precisa ser responsabilizado por isso, e por colocar a Nike em uma situação embaraçosa. Nós somos Peak, eles são Nike. Esta é a nossa cerimônia de pódio para o time de futebol. Espero que tudo esteja claro agora. De qualquer forma, os atletas estão de parabéns”, afirmou.

ENTENDA O CASO

Nas cerimônias de entrega de medalhas nos Jogos Olímpicos de Tóquio todos os atletas deviam vestir o agasalho completo da Peak, devido ao acordo comercial da marca com o COB. No entanto, ao receberem o ouro pelo título, os jogadores brasileiros amarraram suas jaquetas na cintura, e subiram no pódio com a camisa de jogo, com a marca da Nike.

Com isso, a seleção brasileira de futebol masculino descumpriu uma determinação da competição e pode ser multada.

O regulamento dos Jogos Olímpicos só permite uma marca por país no pódio. Por isso, todos os atletas brasileiros devem usar o uniforme oficial do Time Brasil (nome da equipe formada pelo COB) na entrega das medalhas. A regra serve para todos, inclusive para os jogadores e seleções que têm patrocinador específico.

PEAK NAS OLIMPÍADAS

Reportagem do Poder360, mostrou que, entre os 301 atletas brasileiros nas Olimpíadas de Tóquio, só 24 iriam competir vestindo uniformes do Time Brasil. A empresa chinesa Peak, patrocinadora esportiva da delegação brasileira, ofereceu vestuário para toda a delegação, mas 28 confederações esportivas optaram por usar fornecedores individuais durante os Jogos.

Apenas atletas de 7 modalidades usaram os uniformes da Peak enquanto competem.

O Time Brasil é o nome da equipe formada pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) durante as Olimpíadas. A delegação tem uniformes padronizados para todas as cerimônias, mas as confederações de cada modalidade esportiva têm liberdade de escolher se vão competir com as roupas da Peak ou de um patrocinador próprio.

O COB obriga todos os atletas a usar os uniformes da Peak na Vila Olímpica, viagens, pódios e nas cerimônias de abertura e encerramento. Para a disputa das competições, as confederações têm liberdade para escolher patrocínios esportivos próprios ou aderir ao uniforme do Time Brasil.

autores