Depois de fala de Fux, Bolsonaro volta a defender voto impresso: “Medo de quê?”

Em evento, chefe do Executivo voltou a defender “eleições limpas e voto democrático”

O presidente Jair Bolsonaro participou nesta 2ª feira (2.ago) do lançamento do Programa Água nas Escolas, de iniciativa do Ministério da Cidadania
Copyright Reprodução/TV Brasil - 2.ago.2021

O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender nesta 2ª feira (2.ago.2021) eleições com voto impresso e a criticar a postura do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Mais cedo, na volta do recesso do Judiciário, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, afirmou que a harmonia e independência entre os Poderes não implicam “impunidade de atos” que extrapolem o respeito às instituições.

Porque um não quer eleições democráticas, voto democrático, nós temos que abaixar a cabeça? Estão com medo de quê? Qual o poder do presidente do TSE ir para dentro do parlamento e rapidamente fazer a cabeça de vária lideranças partidárias para trocar integrantes de comissão para não ter voto impresso?”, declarou Bolsonaro em evento no Ministério da Cidadania nesta tarde.

Nesta 2ª feira (2.ago.2021), 9 ministros e 9 ex-ministros do STF assinaram nota em defesa do sistema eleitoral brasileiro. No texto, citam que desde 1996, quando a urna eletrônica foi implementada, “jamais se documentou qualquer episódio de fraude nas eleições”.

Repito publicamente, nós temos que ter eleições limpas, eleições democráticas, que possam ser auditadas. Alguém tem dúvida que outros países tem interesse no Brasil, nessa grande fazenda?“, disse.

O presidente também repetiu referências ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que segundo ele foi solto para que pudesse ser considerado elegível e concorrer nas eleições de 2022.

Queremos uma farsa ano que vem? Ou uma eleição marcada por suspeição? ‘Ah, quem perder entra na Justiça’. Quem vai analisar o recurso em última instância? Exatamente os que tiraram o cara da cadeia e o tornaram elegível”, disse.

Sem dar detalhes, Bolsonaro disse que o “o inimigo está aí, o risco está aí” e finalizou seu discurso citando ditado: “Tem um velho ditado que diz ‘nada está tão ruim que não pode ficar pior’. Depende das ações de cada um de nós”.

Programa

O governo federa lançou nesta 2ª feira (2.ago.2021) o Programa Água nas Escolas de incentivo ao fornecimento de água em colégios públicos. Em evento, o presidente Jair Bolsonaro assinou acordo de cooperação técnica para viabilizar a iniciativa.

O Programa é coordenado pelo Ministério da Cidadania em parceria com o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) e a FBB (Fundação Banco do Brasil). A fase inicial do programa consiste na implementação de cisternas em escolas públicas da zona rural e da periferia da região Nordeste.

Segundo o ministro João Roma (Cidadania), serão investidos R$ 60 milhões no programa por meio da parceria.

autores