Cultura Música

Após Lollapalooza, rapper DaBaby tem shows cancelados em outros festivais por causa de comentários homofóbicos

Artista criticou relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo e afirmou que portadores do vírus HIV 'morreriam em três semanas' durante show no fim de julho
DaBaby tem apresentações canceladas em outros festivais por comentários homofóbicos Foto: Reprodução/Instagram
DaBaby tem apresentações canceladas em outros festivais por comentários homofóbicos Foto: Reprodução/Instagram

Um dia após o festival Lollapalooza, nos Estados Unidos, anunciar o cancelamento da apresentação do rapper DaBaby, os responsáveis por outros dois eventos tomaram a mesma decisão. O artista foi retirado da programação dos festivais Governors Ball e D N Vegas, que serão realizados em Nova York e  Las Vegas, respectivamente.

Guilherme Arantes: 'Serei muito apreciado quando houver um contato extraterrestre’

Em comunicado publicado no Twitter nesta segunda-feira, a organização do Governors Ball afirmou que "não tolera ódio ou discriminação de qualquer tipo" e acrescentou: "Damos as boas-vindas e celebramos as diversas comunidades que fazem de Nova York a maior cidade do mundo. Obrigada aos fãs que continuam lutando pelo que é certo. Junto de vocês nós vamos continuar usando nossas plataformas para o bem".

No Instagram, o D N Vegas comunicou que "DaBaby não aparecerá mais" e confirmou que Roddy Ricch será adicionado à programação.

Entrevista: 'Fazer música não é apenas ficar rico ou famoso', diz Pete Townshend, que acaba de lançar livro no Brasil

DaBaby tem sido alvo de críticas desde o dia 25 de julho, quando fez comentários homofóbicos durante um show em Miami. Na ocasião, o cantor criticou relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo e chegou a afirmar que portadores do vírus HIV "morreriam em três semanas".

Após a repercussão negativa, o rapper compartilhou no Twitter que havia sido "mal interpretado". Em seguida, escreveu que "quem já foi afetado pela AIDS/HIV tem o direito de ficar chateado, o que eu disse foi insensível mesmo" e pediu desculpas. Já em relação à comunidade LGBTQ+ afirmou: "O que vocês fazem não é da minha conta".

Diversos artistas que realizaram trabalhos em parceria com o rapper se manifestaram sobre o caso. Entre eles, Anitta, que gravou ao lado do americano o hit recente "Girl From Rio". No Twitter, a cantora brasileira publicou: "Sempre estarei com minha comunidade LGBTQ+. Também envio todo o meu respeito e apoio para acabar com qualquer ignorância e estigma em torno do HIV/AIDS. Eu condeno qualquer demonstração de ódio. Deixe o amor brilhar".