Por Marcela Mattos, Gustavo Garcia e Jamile Racanicci, G1 e TV Globo — Brasília


VÍDEO: 'Tenho culpa, sim, e peço desculpa ao Brasil', diz Reverendo Amilton ao se emocionar na CPI

VÍDEO: 'Tenho culpa, sim, e peço desculpa ao Brasil', diz Reverendo Amilton ao se emocionar na CPI

O reverendo Amilton Gomes de Paula, que negociou venda de 400 milhões de doses de vacina para o governo, chorou nesta terça-feira (3) durante depoimento à CPI da Covid.

"Eu creio que o maior erro que fiz foi abrir as portas da minha casa aqui em Brasília. Sou de Brasília. Eu abri a porta da minha casa num momento que eu estava enfrentando a perda de um ente querido da minha família. E eu queria vacina para o Brasil", disse o reverendo que, em seguida, chorou.

Ana Flor sobre lágrimas de reverendo Amilton na CPI: 'Tudo muito bem ensaiado'

Ana Flor sobre lágrimas de reverendo Amilton na CPI: 'Tudo muito bem ensaiado'

Ele também pediu "desculpas ao Brasil".

"Eu tenho culpa sim. Eu hoje de madrugada, antes de vir pra cá, eu dobrei os meus joelhos, orei, e aí peço desculpa ao Brasil. E o que eu cometi não agradou, primeiramente, aos olhos de Deus", completou.

Antes, o senador de oposição Jean Paul Prates (PT-RN) fez um duro pronunciamento contra a atuação do reverendo e reforçou que o intuito e a fundação que ele dirige era o de “enganar”.

“É estelionato puro. Nós estamos diante de falsários e estelionatários que tentam enganar incautos na administração pública e ou beneficiar espertos e oportunistas”, disse o senador.

O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), questionou ao reverendo do que ele se arrependia. Em uma breve resposta, Amilton afirmou: "[Me arrependo] de ter estado nessa operação das vacinas".

Amilton Gomes é fundador de uma entidade privada chamada Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários (Senah). O reverendo é considerado uma peça-chave na investigação da CPI, que tenta esclarecer como o governo brasileiro negociou a aquisição de imunizantes por meio de intermediários.

Amilton Gomes participou de negociação para a venda de 400 milhões de doses da AstraZeneca, em um momento de escassez de doses de imunizantes em todo o mundo. Essa negociação é investigada pela CPI, pelas suspeitas de irregularidades.

O reverendo e a entidade que fundou, a Senah, receberam aval do então diretor de Imunização do Ministério da Saúde Laurício Monteiro Cruz para negociar a vacina AstraZeneca em nome do governo com a empresa americana Davati Medical Supply. O caso foi revelado em reportagem do Jornal Nacional.

Vítima ou parte

A fala do reverendo aconteceu após questionamentos feitos pelo senador Marcos Rogério (DEM-RO), um dos integrantes da tropa de choque do governo na CPI. Durante o discurso, Rogério afirmou não saber se Amilton Gomes “foi enganado ou se é parte de uma tríade de golpistas”.

'Não me lembro'

Durante o depoimento, o reverendo disse mais de 20 vezes não se lembrar de determinadas situações que foram tema de perguntas de senadores.

Entre outras situações, ele disse não se lembrar:

  • das pessoas que participaram com ele de uma reunião no Ministério da Saúde;
  • do ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias;
  • de ter tirado fotos com integrantes do governo;
  • de mensagens trocadas com o policial militar Luiz Paulo Dominghetti.

VÍDEOS: veja mais notícias sobre a CPI da Covid

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!