Topo

Brasileiras ficam sem pódio no skate park com brilho do Japão e 'intrusa'

Felipe Pereira

Do UOL, em Tóquio

04/08/2021 01h14

As brasileiras Dora Varella e Yndiara Asp ficaram na 7ª e 8ª posição, respetivamente, na final do skate park feminino. Elas se classificaram com as últimas posições e não conseguiram surpreender na decisão. Quem mandou muito bem foram as japonesas, que brilharam intensamente e conseguiram as duas primeiras posições.

O ouro ficou com Sakura Yosozumi, que tirou 60,09 logo em sua primeira volta. A dona da prata é Kokona Hiraki, de apenas 12 anos, e que tirou 59,04. O bronze estava com a compatriota Misugu Okamoto até a ultima volta, mas a britânica Sky Brown acertou grandes manobras, tirou 56,47 e ficou em 3º, superando os 53,58 da japonesa, em 4º.

Após a prova, as brasileiras comentaram a experiência de ter disputado uma final olímpica. "Experiencia da vida, certeza. Seis meses nem conseguia botar pé no chão por lesão. Hoje estive aqui fazendo tudi isso. Coisa eu vou guardar no coração. Nos vemos em 2024 (Olimpíada de Paris)", disse Yndiara.

"Todo mundo batalhou muito para chegar no melhor nível, fazer o rolê da vida. Anos de treinos muitas horas por dia. Foco principal é chegar e dar melhor. Legal ver meninas nesse nível impressionante. Nível do skate feminino subiu muito e é só o começo. Mostrar como é divertido e que muitas crianças a comecem a andar também", completou Dora.

A final

Piores colocadas na fase de classificação, as brasileiras abriram a série na final. Dora Varella foi quem iniciou os trabalhos e fez sua melhor nota logo de cara: 40,42 . Ela ficou bem feliz com a volta e recebeu abraços, cumprimentos, a proteção da sombra de um guarda-chuva e o que viria ser a 5ª colocação. No entanto, ela não conseguiu melhorar suas notas e tirou 6,18 e 38,54 na sequência.

Yndiara Asp, por sua vez, veio logo em seguida. Assim como a compatriota, também teve sua melhor avaliação na primeira tentativa: 37,34. A brasileira não ficou tão satisfeita com o desempenho e deixou isso bem claro ao receber a nota, que rendeu inicialmente a sexta posição. Ela se arriscou mais, mas sofreu quedas bem no início de suas voltas e recebeu notas baixas: 7,14 e 7,04.

Desde o início da decisão ficou claro que a briga pelas medalhas ficaria entre japonesas e a britânica. Logo na primeira volta Sakura Yosozumi fez a nota que garantiu a medalha de ouro: 60,09. Ela ainda tentou aumentar, mas não conseguiu - e nem foi necessário.

Com apenas 12 anos, Kokona foi quem tentou de tudo para roubar a primeira colocação. Ela chegou próximo em duas oportunidades: 58,05 e 59,04, sua melhor nota. Na última rodada ela caiu e teve nota baixa, mas as primeiras voltas garantiram a prata.

A medalha de bronze é que contou com todo um drama. A britânica Sky Brown, que teve grande desempenho na fase classificatória, vinha mal na final, se mantendo entre 5ªa e 6ªa posição. Na última volta, no entanto, ela acertou grandes manobras, tirou 53,58 e pulou para 3º.

A última a entrar na pista foi a japonesa Misugu Okamoto, que havia caído para a 4ª posição e tinha a possibilidade de conquistar qualquer uma das medalhas. Ou até nenhuma. E foi justamente o que acontece. Ela se arriscou, mas a nota não foi suficiente sequer para recuperar a vaga no pódio.

Festa japonesa e de uma jovem 'intrusa'.