Por G1


O que está escrito na bandeira talibã?

O que está escrito na bandeira talibã?

A bandeira do Talibã foi o estopim de uma manifestação no município de Jalalabad, no Afeganistão, nesta quarta-feira (18).

Membros do grupo extremista, que ocupam a cidade desde a semana passada, trocaram a bandeira do Afeganistão por uma do Talibã em um monumento na cidade.

Talibã realiza ataques contra multidão que realizava protestos no Afeganistão

Talibã realiza ataques contra multidão que realizava protestos no Afeganistão

Veja também

Homens ajustam a bandeira do Talibã antes da entrevista coletiva de um porta-voz do Talibã, em Cabul, em 17 de agosto de 2021 — Foto: Hoshang Hashimi / AFP

Os moradores então foram às ruas para protestar —muitos deles levavam a bandeira do Afeganistão. O Talibã reagiu violentamente, e três pessoas morreram.

Manifestantes contrários ao Talibã com a bandeira do Afeganistão na cidade de Jalalabad, em 18 de agosto de 2021 — Foto: Pajhwok Afghan News/Via Reuters

O que significa a bandeira do Talibã?

A bandeira talibã é branca com dizeres em árabe. A transliteração soa como La Illaha Ila Allah Muhamad Rasulu Allah —em português, isso significa: "Não há outra divindade além de Deus, e Muhammad, seu mensageiro".

Esse dizer é conhecido como Shahada, ou declaração de fé no Islã. É a principal prece da religião.

Talibãs com a bandeira de seu grupo na residência do governador da província de Ghazni, em 15 de agosto de 2021 — Foto: Gulabuddin Amiri/AP

A declaração de fé é um dos cinco pilares do islamismo (além dela, há a peregrinação a Meca, conhecida como Hajj, as orações, o jejum e a prática de contribuir com esmolas).

Essa inscrição em árabe também está na bandeira do Afeganistão, no alto do brasão oficial do país.

A Shahada também aparece na bandeira da Arábia Saudita, que é verde e tem a imagem de uma espada.

Bandeira do Talibã na praça central da cidade de Kunduz, que foi tomada pelo grupo extremista, em 8 de agosto de 2021 — Foto: Abdullah Sahil/AP

A luta pelas bandeiras

O Talibã ergue a sua bandeira branca nas regiões que o grupo conquista.

A manifestação em Jalalabad foi um sinal de protesto inicial contra o domínio do Talibã. Os moradores tiraram a bandeira branca para erguer a do Afeganistão na véspera da data que marca a independência do país dos britânicos, que foi firmada em um tratado assinado em 1919.

Mas a bandeira afegã tem sido usada em outras partes do mundo para protestar contra o Talibã. As manifestações em cidades da Europa ou dos Estados Unidos contaram com a imagem.

Ato em Bruxelas contra o Talibã em 18 de agosto de 2021 — Foto: John Thys/AFP

Veja os vídeos mais assistidos do G1

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!