Blog do Valdo Cruz

Por Valdo Cruz

Comentarista de política e economia da GloboNews. Cobre os bastidores das duas áreas há 30 anos


VÍDEO: Blindados e outros veículos militares desfilam em frente ao Palácio do Planalto

VÍDEO: Blindados e outros veículos militares desfilam em frente ao Palácio do Planalto

O desfile de blindados militares nesta terça-feira (10) foi organizado pelo Ministério da Defesa e endossado pelo presidente Jair Bolsonaro para intimidar o Judiciário e o Legislativo e tentar passar uma demonstração de força neste momento em que o governo está na defensiva, segundo admitiram ao blog assessores do próprio presidente da República.

Em conversas reservadas, auxiliares de Bolsonaro disseram ao blog que a ideia do evento partiu do Comando da Marinha e foi encampada pelo Ministério da Defesa,. A pasta levou a proposta ao presidente da República, que deu aval para a realização do desfile.

O objetivo seria passar a mensagem, segundo esses assessores, de que o presidente conta com o apoio das Forças Armadas num momento em que ataca o Judiciário.

Os exercícios militares da Marinha na cidade de Formosa (GO), próxima de Brasília, ocorrem desde 1988, mas até então nunca havia acontecido um desfile dos carros e blindados da Marinha na Esplanada dos Ministérios. E também nenhum presidente havia recebido na rampa o convite para assistir os exercícios, que começam a partir de 16 de agosto.

LEIA TAMBÉM

‘Patético, circo, tiro no pé’: veja repercussão do desfile militar em Brasília

‘Patético, circo, tiro no pé’: veja repercussão do desfile militar em Brasília

Ministros pegos de surpresa

Dentro do governo, a realização do evento pegou de surpresa alguns ministros, que classificaram o desfile de “inconveniente”, ainda mais no dia em que a Câmara dos Deputados vai analisar a Proposta de Emenda Constitucional que cria o voto impresso nas urnas eletrônicas, uma bandeira defendida por Bolsonaro e criticada pelo Judiciário.

Aliados de Bolsonaro chegaram a discutir a possibilidade de levar até ele o pedido para que o evento fosse cancelado, mas isso acabou não acontecendo diante do “entusiasmo” manifestado pelo presidente e ministros militares com a realização do desfile.

Em relação à realização do evento no mesmo dia da votação da PEC do voto impresso na Câmara dos Deputados, a equipe presidencial garante que foi uma coincidência. Mas, como relataram ao blog assessores presidenciais, o desejo era mesmo o de passar uma mensagem de intimidação para o Judiciário.

Militares da ativa avaliam, porém, que se foi uma tentativa de fazer uma demonstração de força, na verdade mostra a fraqueza do governo neste momento em que sua reprovação está em alta.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!