metropoles.com

“República de Bananas”: imprensa internacional repercute desfile

Os jornais The Guardian e Le Monde destacaram a curta duração do evento e afirmaram que Bolsonaro está com a popularidade em baixa

atualizado

Compartilhar notícia

WhatsApp Image 2021-08-10 at 08.47.17
1 de 1 WhatsApp Image 2021-08-10 at 08.47.17 - Foto: null

A imprensa internacional repercutiu o desfile militar organizado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nesta terça-feira (10/8). A mídia fez comentários irônicos sobre o governo e declarou que a atual gestão brasileira demonstra desespero para se manter no poder.

O jornal britânico The Guardian exibiu um compilado de comentários feitos por críticos, que consideraram o desfile “estilo República de Bananas”. Além disso, ridicularizou o fato de aliados do presidente celebrarem o ato com fotos de desfiles na China, o que teria aumentado a “sensação de absurdo” do evento.

A mesma publicação britânica também destacou que o desfile durou “apenas dez minutos”, apresentou tanques limitados, que soltavam fumaça, e contou com cerca de “100 apoiadores ferrenhos de Bolsonaro”. Eles afirmaram que muitos críticos consideraram o evento como um fiasco.

0

Em contrapartida, o jornal francês Le Monde ressaltou o fato de o desfile ser “inédito” nos 30 anos da democracia no país, e também explicou que Bolsonaro está passando por uma queda de popularidade, principalmente por causa da gestão para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.

O jornal afirmou que “as pesquisas preveem uma grande derrota [em 2022] contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva“, e que há um temor no Brasil de um “cenário a la Trump”, em que um presidente se recusa a deixar o poder e mobiliza seus apoiadores.

De acordo com a coluna de Jamil Chade, a imprensa portuguesa, belga, canadense e americana também relacionaram o desfile à situação desconfortável de Jair Bolsonaro nas eleições do próximo ano. A agência pública espanhola EFE chamou o desfile de “inusual”.

Os governos estrangeiros decidiram não diminuir a relevância do ato. Uma parte da comunidade internacional teme que seja um comportamento simbólico do presidente e que uma tensão possa levar a uma instabilidade política inédita.

Alguns diplomatas estrangeiros afirmaram que o desfile isola ainda mais Jair Bolsonaro e, consequentemente, o Brasil. Um negociador europeu revelou que “sair em uma foto com Bolsonaro é comprometedor para muitos líderes pelo mundo”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?