Por G1 Rio Preto e Araçatuba


Polícia Federal prende três suspeitos de envolvimento em assalto a banco

Polícia Federal prende três suspeitos de envolvimento em assalto a banco

Criminosos fortemente armados atacaram três agências bancárias no Centro de Araçatuba (SP), no início da madrugada desta segunda-feira (30). Três pessoas morreram , sendo dois moradores e um criminoso. Cinco pessoas ficaram feridas e três suspeitos foram presos.

A ação criminosa em Araçatuba, cidade na região noroeste de SP com cerca de 200 mil habitantes, durou duas horas, entre ataque às agências, tiroteio e fuga. Ainda não foram divulgadas informações de quanto foi roubado.

Resumo:

Araçatuba: assaltantes atacam 3 agências bancárias e espalham explosivos na cidade — Foto: Arte G1

Após o ataque às agências, o grupo com cerca de 20 criminosos em dez carros abordou pedestres e motoristas e os fizeram reféns na cidade. Eles também cercaram o batalhão do Baep e o CPI, bases da Polícia Militar.

A PM informou que foram dois confrontos com tiros, um no Baep e outro no centro de Araçatuba.

Polícia estuda possíveis rotas de fuga de quadrilha que assaltou banco em Araçatuba

Polícia estuda possíveis rotas de fuga de quadrilha que assaltou banco em Araçatuba

"Escudos humanos"

Em vídeos que circularam nas redes sociais, algumas vítimas aparecem em uma espécie de "escudo humano" dos criminosos e sobre carros. Outras imagens mostram eles atirando pela cidade (veja o vídeo abaixo).

Reféns são colocados em cima de carros durante ataque a bancos em Araçatuba, SP

Reféns são colocados em cima de carros durante ataque a bancos em Araçatuba, SP

Cinco pessoas foram socorridas com ferimentos e levadas à Santa Casa de Araçatuba. Entre elas está um ciclista de 25 anos que teve os dois pés amputados após ser atingido por um explosivo. Veja a situação dos feridos:

  • Homem de 28 anos: baleado no abdome. Quadro clínico dele é considerado estável;
  • Homem de 31 anos: baleado nos braços e no rosto. Quadro clínico dele é considerado grave;
  • Homem de 38 anos: baleado nas pernas, braços e de raspão na cabeça. Quando clínico dele é considerado grave;
  • Homem de 26 anos: ferido por explosivo. Teve os dois pés e os dedos das mãos amputados. Quadro clínico dele é considerado grave;
  • Homem de 45 anos: baleado na região dos glúteos. Foi medicado e recebeu alta..

Criminosos armados fizeram moradores de Araçatuba (SP) reféns após ataque a banco — Foto: Arquivo pessoal

Ainda conforme o hospital, nenhum policial deu entrada com ferimentos.

RELEMBRE OUTROS MEGA ASSALTOS

Como os criminosos agiram

Para monitorar os policiais, os criminosos contaram com o auxílio de drone. Eles também fecharam algumas entradas da cidade com veículos em chamas para evitar que equipes chegassem ao local, segundo a polícia.

Criminosos contaram com auxílio de drone para monitorar policiais em Araçatuba (SP) — Foto: Arquivo pessoal

Parte dos criminosos fugiu em direção ao bairro Taveira, área rural, onde um criminoso foi encontrado morto dentro de um carro. Segundo a PM, a suspeita é que ele foi ferido na troca de tiros no centro e levado pelos comparsas, sendo abandonado no bairro rural após a morte.

A quadrilha abandonou veículos usados no crime e roubou outros de moradores para fugir. Moradores também relataram que encontraram explosivos e munições nas ruas da cidade. A PM informou que ao menos 20 pontos foram identificados com explosivos.

Policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foram chamados para desativar os explosivos.

O secretário de Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, disse em coletiva nesta manhã que "o Gate está na rua para desmobilizar 40 artefatos explosivos que estão por aí".

Lojas também ficaram danificadas. A rua Luiz Pereira Barreto, onde mais de dez explosivos foram encontrados, precisou ser interditada.

Loja em Araçatuba (SP) ficou danificada após ataque de bandidos — Foto: Márcio Zeni/Divulgação

A Polícia Militar orientou que os moradores não saiam de casa até que a situação esteja totalmente controlada, pois os explosivos podem ser acionados sensores.

Devido à gravidade da ocorrência, o Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep) de São José do Rio Preto (SP) também foi acionado.

Munições ficaram espalhadas em ruas de Araçatuba (SP) após ataque — Foto: Márcio Zeni/TV TEM

"É uma sensação horrível, um horror. Moro a poucas quadras do Centro. Ouvi todos os tiros, acompanhando através de vídeos. Não saí de casa e peço à população que fique em casa", disse o prefeito Dilador Borges.

"Quando iniciou tudo isso, sentimos o drama que seria nossa noite, entrei em contato com o governador João Doria, que através do secretário de Segurança disse que viria reforço de Rio Preto, Bauru e Prudente", completou Borges.

Criminosos atearam fogo em veículos para evitar que policiais cheguem ao local do ataque — Foto: Arquivo pessoal

Repercussão na web

Ainda durante a madrugada, o ataque ganhou repercussão nas redes sociais. No Twitter, internautas compartilharam imagens e relatos do crime.

Bandidos atacam agência bancária e fazem reféns em Araçatuba (SP)

Bandidos atacam agência bancária e fazem reféns em Araçatuba (SP)

"Aflição total, meu Deus, oremos por todas essas pessoas que estão sendo feitas de reféns nesse mega assalto aqui em Araçatuba", escreveu um internauta.

"Está acontecendo um assalto enorme. Reféns estão sendo usados como escudo humano. Que loucura, parece um filme. Que Deus proteja a todos", disse outro.

Outro ataque em 2017

Em 2017, Araçatuba viveu momentos de terror em um mega-assalto a uma empresa de valores da cidade. Na época, cerca de 30 criminosos incendiaram veículos para bloquear a saída de viaturas do quartel da Polícia Militar, que fica perto do local do roubo.

Os suspeitos também atiraram contra a entrada do quartel para impedir a saída dos policiais, e houve troca de tiros. Na sequência, outro grupo foi até a empresa de valores e usou dinamite para explodir o prédio.

Policial civil é morto após quadrilha explodir prédio de empresa de valores em Araçatuba, em 2017 — Foto: Arquivo Pessoal

O policial civil André Luís Ferro da Silva, do Grupo de Operações Especiais (GOE), estava de folga no dia e foi baleado durante a ação e morreu. Além do policial, duas mulheres ficaram feridas durante a ação atingidas por estilhaços de balas.

Os criminosos também usaram um caminhão canavieiro para bloquear a pista da Rodovia Marechal Rondon, no sentido de Birigui (SP) a Araçatuba. O grupo rendeu o motorista e deixou o veículo atravessado na pista, depois o incendiaram, impedindo a chegada da polícia.

O Ministério Público denunciou em 27 de agosto de 2018 um total de 18 pessoas, sendo que 15 por latrocínio consumado, latrocínios tentados, incêndio e explosão. E outros três, além desses crimes, por associação criminosa.

Terror em Botucatu

Um ataque parecido foi registrado em Botucatu (SP), em julho do ano passado. Pelo menos 40 criminosos mascarados, fortemente armados e com coletes à prova de balas, participaram do crime.

Os bandidos armados atacaram agências bancárias da cidade e policiais ficaram feridos na troca de tiros com os criminosos. Segundo a polícia, após o crime, os bandidos fizeram moradores reféns e os usaram como "escudo humano".

Moradores foram feitos reféns pelos criminosos em Botucatu — Foto: Reprodução

Veja mais notícias da região no G1 Rio Preto e Araçatuba

VÍDEOS: veja imagens do ataque a bancos em Araçatuba

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!