Queiroga: SP deveria ajudar a acelerar a vacinação e não criar “confusão”

Estado tem contestado a redução da distribuição de imunizantes e afirma ter sofrido com corte de 228 mil doses da Pfizer

Queiroga é o 4º a assumir o Ministério da Saúde durante a pandemia. Ele substituiu o general Eduardo Pazuello
Copyright Sérgio Lima/Poder360 - 16.mar.2021

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta 6ª feira (20.ago.2021) que o governo do Estado de São Paulo deveria, ao invés de ficar fazendo “confusão”, trabalhar em parceria com o Ministério da Saúde para acelerar a vacinação no país.

“Enquanto alguns Estados e municípios estão vacinando adolescentes, outros ainda estão vacinando pessoas de 30 anos. O Brasil é uma só nação, a vacinação tem que avançar junto”, disse, complementando: “Aqui em São Paulo, a decisão foi de recorrer à Justiça. Ao invés de ficar fazendo confusão, deveriam trabalhar em parceria com o Ministério da Saúde para acelerar a vacinação de maneira justa em todo o país”.

Queiroga visitou nesta 6ª feira (20.ago.2021) o Centro de Distribuição de Insumos Estratégicos de Saúde, em Guarulhos, São Paulo. No local ficam armazenadas as doses de vacinas contra a covid-19 para serem distribuídas pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações).

SP CONTESTA SAÚDE

O governo de São Paulo tem contestado a redução da distribuição de imunizantes enviados ao Estado. O Governo paulista diz ter sofrido com corte de 228 mil doses da Pfizer. Em 4 de agosto, Doria afirmou que o governo federal estava promovendo um “boicote” à sua gestão.

Para ele, a alteração no ritmo de entregas ao Estado estava prejudicando a campanha de vacinação de São Paulo e estava “punindo a eficiência” da gestão. Queiroga rebateu as falas de Doria na 4ª feira (18.ago): “No Ministério da Saúde nós fazemos política de saúde, nós não fazemos política na saúde“.

Na 3ª feira (17.ago), o ministro ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou que o governo federal deverá enviar ao Estado de São Paulo a quantidade de vacinas necessárias para completar a imunização de quem já tomou a 1ª dose.

O ministério afirma que não houve mudanças na metodologia de distribuição de vacinas. Segundo a pasta, depois que os grupos prioritários foram vacinados foi observado o quanto cada Estado tinha de população adulta percentualmente e, assim, o quanto de vacinas o Estado deveria receber.


Com informações da Agência Brasil

autores