Publicidade

Crise institucional

Aliados de Bolsonaro vetam carta de governadores contra o autoritarismo

Bolsonaro e Ronaldo Caiado em evento em Barretos, em 2019

Aliados de Jair Bolsonaro vetaram nesta segunda-feira, em reunião do Fórum de Governadores, a divulgação de uma carta conjunta contra as ameaças do presidente à democracia e ao Supremo Tribunal Federal. 

A ideia era publicar uma carta aberta de caráter suprapartidário, em defesa do estado de direito e do sistema eleitoral.

No entanto, a proposta foi bombardeada pelos governadores Romeu Zema (Novo-MG), Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Carlos Moisés (PSL-SC). Os três pretendem concorrer à reeleição em 2022 com apoio do presidente. 

Diante da resistência dos bolsonaristas, os organizadores do texto desistiram de divulgá-lo. A versão original havia sido redigida pelo governador Wellington Dias (PT-PI) e contava com apoio dos presidenciáveis João Doria (PSDB-SP) e Eduardo Leite (PSDB-RS).

Na reunião desta segunda, governadores de oposição alertaram os colegas para o risco de bolsonarização das polícias.

Há temor de novos casos de indisciplina após Doria afastar da PM de São Paulo o chefe do Comando de Policiamento do Interior-7, coronel Aleksander Lacerda, que convocou policiais para os atos pró-governo. 

A maioria dos governadores se mostrou disposta a repetir a atitude do tucano em seus estudos.

Na segunda passada, 14 governadores já haviam divulgado uma carta de solidariedade ao Supremo “em face de constantes ameaças e agressões” ao tribunal.

Leia também